sexta-feira, 4 de julho de 2014

Moralismo não é moralidade

Ricardo Icassatti Hermano

Fomos acostumados a ver os Estados Unidos da América como o país da liberdade, o mais democrático do mundo. Na verdade, não é bem assim. É claro que os americanos desfrutam de um grau de liberdade de expressão, pensamento e ação que é simplesmente impensável na América Latina e outras regiões mais atrasadas ainda. Apesar disso, há um conservadorismo que descamba para o falso moralismo e se disfarça de puritanismo que me deixa transtornado diante das minhas crenças mais preciosas. E isso não é o pior.

Assim como nos fizeram acreditar nos ideais libertários dos norte americanos, também fomos levados a admirar o Canadá, terra de maiores liberdades ainda. Pois, dia desses, numa tarde quente lá no Canadá, Julia Wykes deu de mamar ao seu bebê de cinco meses em um  local público na cidade de Otawa. Foi violentamente mal tratada por outra mulher de meia idade, que classificou como "nojento" o ato maternal de alimentar o próprio filho. Até então, eu não tinha motivos para me assustar com os canadenses.

Acontece que o local público era uma cafeteria Starbucks e no mundo do café as coisas são um pouco diferentes. Julia disse que estava preparada para "uma luta" quando a mulher reclamou ao barista e pediu que ele tomasse uma providência e impedisse a amamentação. O rapaz de 19 anos de idade disse à reclamante mal educada que iria resolver. Ele deu a volta no balcão, foi até onde estava Julia com seu bebê e entregou uma bebida grátis a ela. O jovem barista ainda acrescentou: "Aqui está um vale para uma bebida grátis quanto retornar aqui. Eu sinto muito que você tenha sido obrigada a lidar com algo tão desagradável hoje".

O jovem barista merece uma promoção, pois valorizou a marca

Julia postou a história em uma rede social. Tornou-se viral em 24 horas. Ela recebeu muitos comentários de apoio, mas ficou chocada com alguns bem abusivos vindos de ... mulheres! "Eu estou realmente temerosa sobre o que isso significa para a nossa sociedade, onde mulheres adultas achem aceitável insultar e desmerecer outra mulher por amamentar em público - basicamente por ter seios e usá-los como a natureza pretendeu".

Nenhum comentário: