segunda-feira, 7 de julho de 2014

Café Sideral

Ricardo Icassatti Hermano

Estacionada a 418 quilômetros da Terra, a International Space Station (ISS) vai recepcionar com uma bela surpresa a astronauta italiana Samantha Cristoforetti: uma máquina de café espresso especialmente projetada para funcionar em gravidade zero. Um feito da engenharia aero-espacial produzido pela união da fabricante de máquinas de espresso e marca de café Lavazza, a empresa Argotec e a Agência Espacial Italiana. "O que acham disso? Eu vou operar a primeira máquina de café espresso do espaço!", comemorou a capitã da Força Aérea Italiana. Ela subirá em novembro até a estação espacial a bordo de uma nave russa.

Imagine apreciar essa paisagem tomando um espresso. Agora é possível

Astronautas de todos os países que frequentam a ISS já haviam reclamado do café frio servido em cartuchos com canudos. Especialmente os italianos, como o astronauta Luca Parmitando, que quase se afogou quando seu capacete se encheu de água devido a um problema no resfriamento do seu traje espacial. O astronauta americano Donald Pettit deu algumas ideias durante a fase de produção da ISSpresso, nome com que foi batizada a nova máquina. O americano até mesmo inventou e patenteou uma caneca para beber café em gravidade zero sem a necessidade de um canudo. "Sem dúvida, uma máquina de espresso será uma novidade bem vinda à vida espacial", disse Pettit. 

A aparência da ISSpresso não é muito atraente, mas funciona

A Orbital Sciences Corp. ficou encarregada de fazer as entregas em seu veículo de carga Cygnus, que será lançado pela primeira vez em janeiro do próximo ano. Aprovada pela NASA, a ISSpresso vai ser inicialmente instalada com 20 cápsulas de café no laboratório Destiny, para atender uma equipe de seis astronautas. Se o teste der certo, mais cápsulas serão enviadas. 

Nenhum comentário: