quarta-feira, 21 de maio de 2014

Café em alto mar

Loucos por aventuras, o jornalista Victor Boyadjan e outros dois amigos embarcaram no Rio de janeiro rumo a João Pessoa a bordo de um barco de 36 pés. Passando pelo arquipélago de Abrolhos, no Sul da Bahia, região cuja lenda diz que muitas embarcações portuguesas colidiram contra as pedras. A lenda, serve de aviso aos navegadores para que mantenham sempre os olhos abertos, pois além de pedras, tem também baleias, atobás, tubarão limão e muitas tartarugas.

No sul da Bahia, as ondas do Atlântico combina
com a harmonia do café coado

E claro, o café não pode faltar nessa aventura. Equipados com três quilos de café, coador de pano e apetrechos para esquentar a água, a cada quatro horas os marujos realizam uma rodada de café para manter a mente equilibrada e o corpo em harmonia com o oceano.


Em Abrolhos, as nuvens e o mar calmo bem na hora do café da manhã





Diário de Bordo

20/05 - 9h00. Estamos deixando Salvador, onde fizemos uma parada tecnica para subir o nivel do combustivel. 


Usamos muito o motor entre Buzios e Vitória, o que foi bom para desviarmos das dezenas de navios gigantes que cruzam pela Bacia de Campos.


Quando entramos na Bahia fomos surpreendidos por um vento que surgiu antes da lua, girou o barco na escuridão, sem dar tempo de acertarmos as velas. 


Com três tripulantes a bordo, temos um regime de revezamento de 3 horas no comando. Assim, em alguns dias tenho o privilégio de ver o sol nascendo suave no silêncio do alto mar. 


Pescamos 4 peixes e alguns golfinhos nos acompanham. 


Agora o rumo é João Pessoa.


22/05 - 10h00 - A travessia da área marítima sergipana foi sob tempestade. Passamos todo o dia e boa parte da madrugada lutando para manter o equilíbrio nas ondas e para enxergar pequenos barcos de pesca, num campo bem limitado de visão. Agora, no norte de Alagoas mudamos do inferno ao paraíso. A calmaria já nos presenteou com dois peixes que estão virando moqueca.

23/05 - 10h00
Dançando funk, nas águas do Atlântico,
Boyadjian canta "peixinho no ombro"




Acompanhe o Café & Conversa nas redes sociais


Nenhum comentário: