quarta-feira, 19 de março de 2014

Idosos, Músculos e Café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Pesquisadores da Universidade Coventry, no Reino Unido, avaliaram o desempenho de dois músculos (diafragma e um músculo da perna), antes e depois de aplicarem uma dieta rica em cafeína a camundongos velhos e jovens. Nos ratos adultos e idosos, os músculos se tornaram mais fortes. 

Embora ainda não saibam o motivo, os cientistas acreditam que o café ajuda a retardar o enfraquecimento muscular, natural ao longo dos anos. Os pesquisadores também destacaram a possibilidade da cafeína ajudar a evitar as quedas de idosos, em parte provocadas justamente pelo enfraquecimento muscular. 

 Com o camundongo, deu certo, mas com humanos o negócio pode ser diferente

A cafeína também tem outras vantagens, como aprimoramento da memória e do raciocínio lógico. Além disso, já está comprovado o benefício preventivo da cafeína para o Mal de Parkinson e Alzeheimer. Mas, antes de sair por aí tomando café adoidado, achando que vai se tornar um velhinho bombadão, fique atento aos efeitos negativos do excesso de cafeína.

Sinto muito, mas para ser um velhinho bombadão você vai ter que malhar muito

Cafeína demais pode até matar, como tem acontecido em festas onde o consumo de bebidas energéticas costuma ser exagerado. Nos Estados Unidos, jovens têm morrido após a ingestão de várias latinhas dessa bebida extremamente cafeinada. A cafeína em excesso também é responsável por perda de cálcio dos ossos, que é um problema sério para os idosos.


Nenhum comentário: