domingo, 16 de fevereiro de 2014

Caçadores de Obras Primas e a educação no Brasil

Ricardo Icassatti Hermano

Hoje me dei conta que meus filhos aprenderam quase nada na escola sobre a História da Humanidade. E olha que estudaram apenas em escolas privadas. Fui com meu caçula assistir ao magnífico filme "Caçadores de Obras Primas", que nos conta a história de um minúsculo pelotão criado pelo Exército norte americano na Segunda Guerra Mundial para descobrir, recuperar e devolver aos legítimos donos, obras de arte roubadas pelos nazistas em toda a Europa. É uma história real e sse grupo ficou conhecido como The Monuments Men.

Cartaz do filme

Uma jovem jornalista que trabalha comigo, certa vez me contou que, ainda criança assistia sua aula numa escola pública aqui do Distrito Federal, quando chegou a notícia do atentado terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. A professora fez as crianças subirem nas carteiras e comemorar aos gritos o sucesso do atentado e os mais de três mil americanos mortos. Essa é a "educação" que as crianças brasilienses estão recebendo.

Estes são os cinco Monuments Men que restaram ao final da missão

Ao sairmos do cinema, meu filho estava estupefato com o que Hitler e os nazistas estavam pretendendo. Achou tudo uma grande loucura. Eu disse que não havia diferença fundamental entre o Nazismo e o presente e ele me perguntou porque. Comecei a explicação revelando que a ele que nunca existiu um "partido nazista", que isso é apenas um apelido, um diminutivo para o verdadeiro nome: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (em alemão: Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - NSDAP).

Hitler ensaiando gestos e posturas para enganar os eleitores. 
Ele mandou destruir essas fotos. 
Felizmente, o fotógrafo não obedeceu.

Quando meu caçula disse espantado: "É mesmo? Sério?", a minha ficha caiu. Conversamos bastante e dei algumas orientações de pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial, especialmente as propagandas criadas por Goebbels e os discursos de Hitler disponíveis no You Tube. Também vou comprar alguns livros para ele. Os socialistas, claro, odeiam. Mas, está tudo lá. As mesmas técnicas, a mesma propaganda, as mesmas mentiras, os mesmos discursos, as mesmas roubalheiras, a mesma insanidade e exploração da ignorância popular.

Para fazer coisas grandiosas não é preciso muita gente,
basta as pessoas certas

No filme, a roubalheira nazista se deu em várias áreas, que iam dos dentes de ouro dos judeus assassinados em campos de concentração até as obras de arte mais valiosas do mundo. Hitler era um pintor muito ruim e acabou frustrado. Como era desequilibrado e psicopata, tinha um projeto de construir um imenso museu para abrigar essa arte roubada. Claro que o museu teria o nome dele. 

Os Monuments Men salvaram a história da arte universal

Quando percebeu que havia perdido a guerra e o seu tresloucado III Reich não duraria os mil anos prometidos, o governante eleito pelo povo alemão assinou o chamado "decreto Nero", em que ordenava a destruição daquelas obras de arte. Coisa de gente recalcada e demente. Felizmente, os americanos acabaram com os sonhos dessa turma.

Essa é a única Madonna esculpida por Michelangelo que saiu da Itália 
Está numa igreja em Bruges, na Bélgica

Mas, o filme nos conta esse episódio em que apenas sete homens formaram um pelotão de especialistas em arte e arquitetura para identificar, proteger, recuperar e devolver as obras de arte roubadas de colecionadores particulares e museus de vários países. Dois deles morreram pelas mãos de nazistas enquanto cumpriam a missão. Os cinco restantes deram conta do restante. Infelizmente, os nazistas ainda conseguiram destruir muitas obras, mas a grande maioria foi salva e retornaram aos seus locais de origem.

Não foram apenas obras de arte. 
Eles também encontraram 100 toneladas de ouro
escondidas pelos nazistas

Diga-se de passagem que o grupo não recebeu muito apoio nem mesmo do presidente Roosevelt. Mas, como sabemos de tudo isso hoje? Porque os americanos não têm medo da História. Está tudo registrado, documentado e disponibilizado para qualquer um que se interesse em pesquisar. Aliás, os americanos têm verdadeira obssessão com informação. Taí o queridinho Obama que não me deixa mentir.

Sim, eu sou um saudosista de um tempo que não vivi
- ou até vivi - e vou pintar uma pin up no tanque da Susie Q.

O filme tem roteiro do George Clooney, que também é o diretor e interpreta o comandante do pelotão, e tem no elenco só pesos pesados como Kate Blanchet, Bill Murray, Matt Damon, John Goodman, Bob Balaban e outros. Só isso já vale o ingresso. Precisamos de mais filmes como esse. O Café & Conversa assistiu, aplaudiu de pé e deu cotação de cinco canecas com louvor na categoria "Imperdível".  Não esqueça de levar toda a família. Veja o trailer: 


Nenhum comentário: