quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pedalando, pedalando com a Caloi na cafeteria

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

De tempos em tempos, um produto qualquer se torna o vilão do meio ambiente ou o queridinho dos ambientalistas e simpatizantes. Foi assim com o gás CFC, que era o terror da camada de ozônio, e com a reciclagem, que virou obrigação social. Agora, as bicicletas são a onda verde do momento. E como o povo não perde tempo, já criaram um drive in para ciclistas. 

A iniciativa é da Câmara Municipal de Zurique, na Suíça, e o primeiro a adotá-la foi a cafeteria Rathaus Café. O drive in, que se chama Velokafi, é um balcão alto onde a bicicleta é encaixada e permite que o ciclista estacione sem precisar descer da bicicleta para degustar um espresso, um cappuccino ou fazer um lanche. 


Drive in só para café ... viu?

A ideia é boa porque resolve vários problemas dos pedaladores urbanos, como a segurança. A maioria dos estabelecimentos não disponibiliza local adequado para a guarda das bicicletas. Como o ciclista não precisa descer da bike, também não corre o risco de roubo. Para incentivar os ciclistas a aderirem à novidade, a Rathaus Café está oferecendo um café gratuito. 

A iniciativa faz parte de um programa chamado Stadtverkehr 2025, que pretende implantar melhorias no sistema de trânsito para acomodar melhor os ciclistas pelas ruas. Se tudo der certo, o Velokafi será implantado em outras cafeterias.

O podcast que você pode ouvir quantas vezes quiser.





Nenhum comentário: