quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Safra recorde de café garante o espresso dos aficionados

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Boas notícias vindas direto do cafezal. A safra brasileira de café em 2013 baterá um novo recorde me período de baixa bienalidade. Os cafezais de todo o país produziram 47,54 milhões de sacas de 60 kg, das espécies Arábica e Robusta. A estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). 

Estimada em 36.666,7 mil sacas, a produção de café arábica corresponde a 77,12% do volume de café produzido no país, e tem como maior produtor o estado de Minas Gerais, com 25,87 mi de sacas. Já a produção do robusta, que soma 10.877,3 mil sacas, representa 27,88% do total nacional e tem o Espírito Santo como maior produtor.

A notícia nem tão boa assim é que as vendas estão indo devagar. Neste mesmo período no ano passado, 35% da produção já estava comercializada, em comparação com este ano em que apenas 32% da safra já foi vendida. Especialistas dizem que os motivos vão desde a valorização do dólar até o café que sobrou da safra passada, passando pelos compradores, que estão na defensiva e adquirindo apenas o mínimo necessário para manter a roda girando. Mas, o importante mesmo é que não vai faltar café. E isso é o que nos interessa.

Nenhum comentário: