quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A psicopatia e a estupidez ao redor

Ricardo Icassatti Hermano

O cinema e a TV nos acostumaram a ver os psicopatas como assassinos sem qualquer emoção, incapazes de sentir compaixão e muito inteligentes, porém loucos. Mas, assim como há diversos tipos de pessoas, há variedade também no mundo da psicopatia. E, sim, existem psicopatas absolutamente estúpidos, o que não significa que sejam menos perigosos. Às vezes, são até mais perigosos que os inteligentes por serem imprevisíveis. A incrível história - real - de três deles é contada no filme "Sem Dor, Sem Ganho" (Pain & Gain).

Cartaz do filme

O caso aconteceu em Miami, em 1995, e os três psicopatas estúpidos são fisiculturistas, professores de academia de musculação. Um deles, Daniel Lugo, interpretado por Mark Wahlberg, quer mais da vida, quer realizar o sonho americano, quer enriquecer rápido e acredita em fitness. Nada pior que um psicopata que acredita em algo. O caminho mais rápido que ele encontra é roubar um rico. Para isso, convence outros dois abestados a sequestrar um milionário local. Claro que dá tudo errado.

Plano mirabolante para sequestrar um milionário safado

Esse filme poderia ser classificado como uma tragicomédia pelo tanto que nos faz rir e pelo alerta para esse tipo de gente que anda solta por aí. E são muitos. Inclusive nas academias de ginástica ... Hahahahahaha!!! Psicopatia é diferente de Sociopatia, embora produzam resultados semelhantes. O psicopata é o indivíduo clinicamente perverso, caracterizado pelo desprezo que sente pelas obrigações sociais e pela absoluta falta de empatia para com outras pessoas. Mas, há dosagens que vão do Hannibal aos três patetas do filme. 

Maromba

Os Estados Unidos são o paraíso dos psicopatas. Não digo isso pela influência dos seriados de TV e filmes que exploram o tema, mas pela forma como aquela sociedade se estrutura e deixa uma enorme janela de oportunidades para essas mentes esquisitas. Hoje, o FBI estima que cerca de três mil serial killers estejam atuando em território americano. E acabo de ver a notícia de que o homem que manteve três mulheres em cativeiro por mais de uma década, foi encontrado enforcado em sua cela.

Marombeiros aloprados

Mas, voltemos ao filme, que é muito bom. Começamos rindo muito da estupidez dos três professores de academia e terminamos coçando a cabeça e um tanto incomodados com a realidade. Está cheio de gente assim por aí. Na população em geral, as taxas dos transtornos de personalidade dissocial (nome científico para psicopatia) podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários. Eles podem estar em qualquer lugar, inclusive agora, aí do seu lado, fingindo ser seu amigo ou seu personal trainer ... Hahahahahahaha!!!

Sabe aquele seu personal trainer gente boa? Pois é ... ele pode ser o seu personal psicopata ...

Os outros dois estúpidos que entram nessa trapalhada com final trágico são Paul Doyle e Adrian Doorbal, interpretados respectivamente pelos atores Dwayne "The Rock" Johnson e Anthony Mackie. O primeiro é um ex-presidiário, viciado em cocaína e alcoólatra que busca a salvação na Igreja. O segundo enfrenta um problema de impotência e atrofia testicular devido ao consumo de esteróides anabolizantes. 

O pior é que tudo isso realmente aconteceu

O Café & Conversa assistiu ao filme "Sem Dor, Sem Ganho" (Pain & Gain), gostou e recomenda com a cotação cinco canecas. Diversão para toda a família, do bebê à vovozinha. Muitas risadas garantidas. Veja o trailer:


Nenhum comentário: