terça-feira, 30 de julho de 2013

Joe, o café americano

Ricardo Icassatti Hermano

No mundo inteiro, os apaixonados pelo café não diferentes dos apaixonados em véspera de Dia dos Namorados. A intimidade dos enamorados leva a adotarem apelidos, geralmente no diminutivo, para os seus amores. É um tal de "môzinho" pra lá, "fuinha" pra cá e por aí vai. O mesmo acontece com os amantes do café.

"Cafezinho" é o apelido mais conhecido aqui no Brasil, mas tem também o "pretinho" ou misturas como o "pingado" e tantos outros nomes carinhosos, conforme a região. Nos Estados Unidos, o apelido mais conhecido é o "Joe". E tem uma história por trás disso. 

Tudo começou quando o editor de um jornal na Carolina do Norte, Josephus Daniels, foi convidado para o cargo de secretário da Marinha pelo então presidente dos EUA Woodrow Wilson. Daniels estabeleceu como meta de sua administração moralizar a Marinha. 


O "Joe" que mudou os hábitos dos marinheiros americanos

Para isso, aumentou o número de capelães (o padre militar), desencorajou a prostituição nas bases navais e baniu o consumo de álcool a bordo dos navios. Para substituir o álcool, Daniels aumentou o abastecimento de café. Os marinheiros acabaram apelidando a sua xícara diária de café como "cup of Joseph Daniels", que acabou reduzido para "cup of Joe".

E você? Que apelido colocou no seu amado café?

Nenhum comentário: