sexta-feira, 14 de junho de 2013

Receita da sexta-feira: Bolo Moka

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Sexta-feira chegou e sabemos que vocês estão ansiosos esperando a nossa receita para arrasar no final de semana. O frio está pegando e é tempo de comer algo mais calórico. Para quem esqueceu do Dia dos Namorados ou só conseguiu sua alma gêmea depois das comemorações, o Bolo Moka pode ser a salvação da lavoura. Afinal, quem não se rende a uma boa guloseima?

Apesar do nome, o bolo não tem qualquer relação com a cafeteira Moka, muito utilizada na Europa, especialmente na Itália. Mas, a receita leva café, claro. Anote aí os ingredientes e faça sucesso.


Bolo Moka

Ingredientes

- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de farinho de trigo integral
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chpa) de bicarbonato de sódio
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 unidade de manteiga em barra (100g) sem sal, temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar granulado
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 2 colheres (sopa) de café instantâneo em pó
- 2 ovos grandes
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1 xícara de creme azedo
- Manteiga e farinha de trigo para untar a forma
- 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Preparo

Preaqueça o forno a 120°C.

Em um atigela, misture as farinhas, o fermento , o bicarbonato de sódio e o sal.

Em um copo de medida, misture o chocolate em pó e o café instantâneo em 2 1/2 colheres (sopa) de água quente. Misture bem até dissolver por completo e reserve. 

Numa batedeira elétrica, bata a manteiga e o açucar cristal. Adicione os ovos, um por vez, e depois o extrato de baunilha. Nessa mistura, vá adicionando alternadamente a mistura de farinhas e o creme azedo. Quando estiver completamente incorporado, adicione a mistura de chocolate e café. Bata até ficar bem homogêneo. 

Unte com manteiga e farinha de trigo uma forma redonda com furo no meio. Despeje a massa na forma e ajeite com uma espátula porque a massa ficará bem grossa. 

Asse no forno por 45 minutos ou até que um palito saia limpo. Retire e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Deixe esfriar completamente e espalhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima.



Nenhum comentário: