domingo, 26 de maio de 2013

Velozes e Furiosos 6 e o aeroporto com uma pista gigante

Ricardo Icassatti Hermano

Confesso que ao ver as primeiras cenas de Velozes e Furiosos 6, achei que se repetiria o mico do filme supostamente rodado no Rio de Janeiro. Uma digitalização mal feita de um pega numa estrada à beira-mar na costa das Ilhas Canárias, deu um ar de autorama em video game. Mas, para minha surpresa, o mico não aconteceu.

Cartaz do filme

O roteirista é o mesmo do mico carioca, Chris Morgan. Mas, parece que dessa vez ele resolveu deixar a preguiça de lado e suar a camisa. E ele entregou um genuíno roteiro de ação, que posa ao lado de Missão Impossível e James Bond sem passar vergonha. A receita continua a mesma, com belas mulheres, carros estupidamente possantes, pancadaria generalizada e muitos tiros, pegas, capotagens e destruição.

A gangue está de volta às ruas

Porém, dessa vez a trama mistura violência, velocidade, humor e alguns pequenos dramas nas dosagens corretas. Além disso, a coisa toda foi bem dirigida pelo mesmo diretor das versões anteriores, Justin Lin. Outro que deve ter levado um puxão de orelhas e resolveu trabalhar direito. Afinal, essa franquia está rendendo milhões e para continuar assim, precisa de qualidade e investimento. O próprio Vin Diesel, o  Dominic Toretto do filme, meteu a mão no bolso e participou da produção.

Me lembrou o famoso "crioulo voador", que assustou Brasília nos anos 70

Além desses acertos na confecção do filme, há novidades no elenco. Em Velozes e Furiosos 6 temos a participação da ex-lutadora de MMA Gina Carano, que interpreta a policial Riley e faz o que sabe fazer melhor: mostrar sua belezura e dar porrada. No filme, ela luta duas vezes com a atriz mais marrenta do universo, Michelle Rodriguez, que volta no papel de Letty, a amada de Toretto. É pancadaria para ninguém botar defeito.

Gina Carano embeleza qualquer filme e ainda sabe bater

Outra novidade, que não é boa, é a saída de dois personagens do elenco. É o casal formado pelo japa Han e Giselle, vividos respectivamente por Sung Kang e Gal Gadot. Infelizmente, porque a moça deixa saudades por aqui ... Algo deve ter acontecido, pois esse tipo de série costuma manter o elenco original. Não se levante da cadeira quando achar que o filme acabou. Espere mais um pouco para ver que a turma resolveu mesmo mudar os rumos da franquia e está investindo pesado. Vem aí Velozes e Furiosos 7.

O parrudo fica e a gata sai. Há justiça nesse mundo cruel?

Na área, digamos, motorizada, também há novidades. Foi uma excelente ideia construir um carro com rampa para levantar outros carros enquanto corre alucinadamente pelas ruas e estradas. Gostaria muito de pilotar aquele carrinho. Dessa vez, arranjaram um tanque de guerra e colocaram realismo nas cenas com o bicho. Ele realmente amassa diversos carros. O filme teve Londres como cenário e carros ingleses foram utilizados. Prepare-se para ver carros feios, mas com boa mecânica. Para salvar o dia, tem um Mustang e um Dodge Charger.

Alguém pode me explicar? Por que, meu Deus, por que?

Pelas piadas ao longo do filme, nem eles gostaram do mico carioca. Lembram-se da PM brasileira, gostosa e loirinha que acaba ficando com o Toretto? Pois é. Ela se torna a mulher brasileira mais generosa do mundo, abre mão do fortão para a Letty numa boa e volta a ser policial. Só que em Los Angeles, o que faz toda diferença. Aliás, o roteirista acabou com qualquer possibilidade de conflito entre os integrantes do bando. O outro fortão Dwayne Johnson, que faz o policial Hobbs, parece que se tornou membro permanente do elenco. 

Carro inglês é o fim da picada ...

No mais, o filme foi uma grata surpresa. O Café & Conversa assistiu, gostou e recomenda com a cotação quatro canecas só por causa da cena na pista do aeroporto. Pela duração da cena, a pista precisaria ter uns 50 quilômetros de extensão, no mínimo. Mas, qual filme de ação não é mentiroso? Velozes e Furiosos 6 é diversão garantida para toda a família. Veja o trailer.


Nenhum comentário: