quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tempero de Café com Especiarias

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Do sagrado grão é possível extrair mais
que um café como este que a jornalista
Angela Oliveira está admirando 
A sexta-feira chegou bem rápido e, com ela, a nossa receita para o seu final de semana ficar mais saboroso. O café é uma bebida sensacional, mas não se resume a isso. O grão sagrado é um excelente ingrediente para diversos pratos doces e salgados. Mas, apostamos que você não sabia que o café também pode ser uma especiaria digna das coloridas feiras do Marrocos.

Hoje, vamos ensinar a fazer uma receita de um prato completo, mas o pulo do gato é a mistura de café e especiarias que formam um tempero muito exótico. Você pode utilizar essa mistura em várias receitas e com carnes variadas. Anote aí os ingredientes e bom fim de semana.


Café & Conversa





Café & Conversa


Carne Assada com Tempero de Café com Especiarias e Manteiga de Tomilho e Laranja

Ingredientes

- 4 bifes com 2,5 cm de altura (cerca de 1,3 kg)
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal


Ingredientes para o Tempero

- 2 colheres (sopa) de grãos de um bom café torrado
- 2 colheres (chá) de sementes de erva-doce
- 2 colheres (chá) de pimenta do reino
- 2 colheres (chá) bem apertadas de açúcar mascavo
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (chá) de páprica doce
- 1/8 colher (chá) de pimenta cayena (opcional)


Ingredientes para a Manteiga de Tomilho e Laranja

- 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 2 colheres (chá) de tomilho picado
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 colher (chá) bem cheia de raspa da casca de laranja
- Sal e pimenta do reino a gosto


Preparo

Em um moedor elétrico, junte os grãos de café com as sementes de erva-doce e a pimenta do reino. Moa até obter um pó fino. Transfira para uma pequena tigela e misture bem com o açúcar mascavo, o sal, a páprica e a (opcional) pimenta cayena. 

Em uma tigela pequena, misture com um garfo a manteiga, o tomilho, a salsa, a cebola e a raspa da casca de laranja. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Coloque a grade do forno na altura média e preaqueça a 180º C. Esfregue o tempero nos dois lados de cada bife, pressionando para grudar bem. 

Em uma frigideira grande, coloque um fio de óleo vegetal e esquente até começar a esfumaçar. Coloque os bifes de modo que não encostem um no outro e grelhe até que fiquem dourados, mas não fritos, cerca de 3 (três) minutos. Vire os bifes e grelhe por mais 2 (dois) minutos. Leve a frigideira ao forno e cozinhe por mais 4 (quatro) a 6 (seis) minutos para "mal passado" e 7 (sete) a 9 (nove) minutos para "ao ponto". 

Coloque os bifes num prato de servir e espalhe sobre cada, um pouco do molho de manteiga de tomilho e laranja. Deixe descansar por 5 (cinco) minutos). Arranje cada porção em pratos aquecidos e coloque mais um pouco do molho de manteiga. 

Nenhum comentário: