terça-feira, 7 de maio de 2013

Quem quer ser um Barista? (2)


Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast


Lucas Salomão, um dos mais conceituados
baristas brasileiros, fazendo demonstração
do prepara do café coado
Vamos dar continuidade às dicas básicas para quem quer ser barista. Lembramos sempre que estamos opinando do ponto de vista do consumidor. Então vamos lá.

Conheça muito bem o equipamento com que vai trabalhar. Geralmente, os fabricantes de equipamentos profissionais oferecem treinamento aos baristas. Aproveite a oportunidade e aprofunde seus conhecimentos. Pergunte tudo, desmonte a máquina, fuçe. O técnico da fábrica estará à sua disposição por um ou dois dias apenas.

Como qualquer atleta sabe, o segredo do sucesso é perseguir a perfeição. Para isso, é preciso treinar muito, repetir incansavelmente movimentos. Com o barista não é diferente. Treine exaustivamente até que seus movimentos e medidas aconteçam sem precisar pensar antes neles. Treine seu paladar e seu faro. Aperfeiçoe suas técnicas e o café que servir atingirá um padrão de excelência que será percebido e valorizado pela clientela. 

Em qualquer profissão e na vida, criatividade é tudo. Depois de acumular conhecimento e aperfeiçoar técnicas, chegou a hora de criar seu estilo, suas receitas, suas bebidas, seus blends. Essa será a sua assinatura no mundo do barismo. A partir daí, você poderá participar das competições de Barismo. O Campeonato Mundial de Barismo está te esperando. E os consumidores agradecem.

Para saber mais sobre a profissão de barista, faça um clique aqui no play




Twitter
Facebook
Instagram

Nenhum comentário: