segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quem quer ser um Barista? (1)

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Moedor, prensa francesa são alguns dos
equipamentos indispensáveis para um
bom café caseiro. Mas a profissão
de barrista exige mais
Muita gente nos procura querendo saber o que deve fazer para ser um barista. Nós sempre divulgamos através do nosso perfil no Twitter, informações de cursos de barismo que tomamos conhecimento. Mas, as perguntas são muitas e vamos dar as dicas básicas para ser um bom profissional, do nosso ponto de vista de consumidor.

Você é uma pessoa sociável? Um barista precisa gostar de conversar porque será solicitado a dar informações sobre o café que está servindo. Um bom e amigável papo é recomendável.

Faça um bom curso e obtenha o máximo de conhecimento sobre o café. Existem bons livros sobre a história do café, sobre barismo, receitas, modos de preparo etc. Não tem grana para comprar livros? Use e abuse da internet, onde muita gente boa está disponibilizando informações valiosas. Reserve um tempo para visitar uma fazenda de café, de preferência na época da colheita. Conheça todo o processo que leva aqueles grãos até as suas mãos.

Limpeza é fundamental para quem lida com alimentos. Seja por causa da higiene exigida pela saúde pública, seja pela aparência. Unhas cortadas, uso de touca ou bandana e uniforme impecavelmente limpo. Nada de perfumes. O único cheiro que um barista deve ter é o do café. O mesmo se aplica a todo o equipamento que utilizar. Não pense que os clientes não estão prestando atenção nesses detalhes, porque estão.

Para saber mais, escute o podcast. Aperte o play



Café & Conversa no Facebook
Café & Conversa no Instagram

Nenhum comentário: