terça-feira, 14 de maio de 2013

Produtos que contêm cafeína e suas dosagens

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Nos dois últimos dias, falamos sobre dosagem de cafeína e os perigos do consumo excessivo. Temos que ler os rótulos das embalagens de quase todos os produtos alimentícios que consumimos e averiguar a dosagem de cafeína contida ali. Lembrando sempre que uma xícara de café tem cerca de 100 miligramas de cafeína. Tomar quatro ou cinco xícaras ao longo do dia, não produzirá nenhum efeito negativo.

A agência americana Food and Drug Administration (FDA), que controla alimentos e medicamentos, considera aceitável para adultos saudáveis o consumo de 400 miligramas de cafeína por dia. A FDA não estabeleceu um nível especifico para as crianças, mas a Academia Americana de Pediatria não recomenda o consumo de cafeína e outros estimulantes por crianças e adolescentes.

O chocolate, por exemplo. A Clínica Mayo afirma que se você comer uma xícara inteira de chocolate meio amargo, estará consumindo uma dose de cafeína equivalente ao de uma xícara de café (100 mg). O chocolate ao leite tem menos cafeína.

Muitos medicamentos também contêm cafeína, como os analgésicos. Por exemplo, dois comprimidos do analgésico Excedrin, somam 130 mg de cafeína. Essa dosagem é um pouco mais do que uma xícara de café, ou o equivalente a quatro latas de Coca-Cola.

Fique de olho. Amanhã falaremos sobre mais produtos que contêm cafeína.

Nenhum comentário: