sexta-feira, 17 de maio de 2013

Receita da sexta-feira: Panna Cota de Café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast

Vocês conhecem um doce chamado Panna Cota? É uma sobremesa italiana que, em uma tradução literal para o português, quer dizer "nata cozida", e é típica da região do Piemonte, situada no Norte da Itália. É uma receita deliciosa e muito simples, do que jeito que a gente aqui no blog gosta. 

A Panna Cota original usa poucos ingredientes: nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias como a canela. Ela pode ser comida sozinha ou acompanhada de frutas frescas, compotas ou geléia de frutas vermelhas, de laranja, de maçã etc.


Panna Cota na luxuriante e tradicional versão com frutas vermelhas. 
Com café é melhor, mas não tem foto : )

Conseguimos uma receita que junta toda essa delícia com o nosso querido café. É a Panna Cota de Café. Experimente no final de semana e anote aí o que vocês vão precisar.

Panna Cota de Café

Ingredientes da Panna Cota

- 1 xícara de café coado quente e dividido em duas porções iguais
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor 
- 3/4 xícara de iogurte simples
- 3/4 xícara de leite desnatado
- 2 colheres (chá) de conhaque
- 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
- 1/4 colher (chá) de canela em pó
- 1/3 xícara de açúcar cristal
- 1/2 xícara de creme de leite fresco

Ingredientes da Calda de Café e Conhaque

- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 3 colheres (sopa) de café coado
- 2 colheres (sopa) de conhaque

Preparo

Panna Cota: Coloque 1/4 xícara de café quente numa tigela  pequena de vidro temperado. Adicione a gelatina em pó, mexa bem e deixe repousar por 5 minutos.
Enquanto isso, misture numa tigela média o resto do café quente com o iogurte, o leite desnatado, 2 colheres (chá) de conhaque, o extrato de baunilha a canela em pó.
Coloque a mistura de café e gelatina no micro ondas e aqueça em potência ALTA por 20 a 40 segundos até que a gelatina esteja completamente dissolvida. Não pode ferver. Isso também pode ser feito no fogão em banho-maria. Mexa bem. Adicione o açúcar cristal e mexa até dissolver completamente.
Adicione aos poucos a mistura de gelatina na outra mistura do iogurte. Esfrie misturando de vez em quando, até que que comece a firmar, de 30 a 45 minutos. 
Bata o creme de leite numa batedeira até que o creme forme picos. Junte ma mistura do iogurte e misture bem até que tudo esteja incorporado. Distribua a Panna Cota em seis forminhas com capacidade de meia xícara mais ou menos. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por um mínimo de 4 horas e um máximo de 3 dias.

Calda de Café e Conhaque: Numa frigideira pequena, misture o açúcar mascavo com 3 colheres (sopa) de café coado. Leve ao fogo MÉDIO-ALTO e ferva, mexendo sem parar, até que reduza pela metade, cerca de 2 minutos. Retire do fogo e adicione 2 colheres (sopa) de conhaque e, com um fósforo ou isqueiro, flambe a calda. Gentilmente, mexa a frigideira até que o fogo se apague. Deixe esfriar.

Passe uma faca em toda a lateral da forminha para soltar a Panna Cota. Uma de cada vez, mergulhe até a metade as forminhas em água quente para soltar o fundo. Vire sobre o prato em que será servida. Coloque um pouco da calda sobre cada uma e sirva imediatamente. 

Nenhum comentário: