segunda-feira, 13 de maio de 2013

EUA de olho na cafeína em alimentos e energéticos

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Quer tomar uma boa dose de caféina?
Passe um café coado e deixe
o ambiente aromatizado
Uma investigação feita em 2012 levou a agência norte americana que controla medicamentos e alimentos, a Food and Drugs Administration (FDA), pode aumentar o controle sobre a utilização indiscriminada de cafeína em bebidas e alimentos. A FDA resolveu fazer a investigação após uma série de mortes de jovens relacionadas  ao consumo de bebidas energéticas com alta dosagem de cafeína. 

A organização de consumidores Consumer Reports e médicos de várias universidades americanas solicitaram à FDA uma ação imediata para proteger crianças e jovens dos energéticos altamente cafeinados.

Há cerca de um mês, a empresa de confeitos Wrigley lançou seus chicletes cafeinados. Cada chiclete contém o equivalente em cafeína à metade de um copo de café. Em seguida, a FDA anunciou que vai investigar o nível de cafeína adicionado em alimentos, especialmente os seus efeitos sobre as crianças e adolescentes, e determinar um nível seguro de consumo.

O vice-comissário da FDA, Michael R. Taylor, considera que o chiclete cafeinado "é apenas mais um exemplo infeliz" da tendência de adicionar doses excessivas de cafeína em balas de goma, doces, refrigerantes, marshmallows, sementes de girassol, waffles etc.

A cafeína é muito boa para a saúde, para o esporte e para o desempenho mental, quando consumida moderamente. Além disso, bebidas e alimentos industrializados utilizam cafeína sintética. Portanto, prefira o seu cafezinho e fique de olho na lista de ingredientes dos produtos que consome.

Um comentário:

Denubia Amorim disse...

Um bom alerta, Romoaldo! Gostei da matéria. Execelente locução.
Um abraço.