quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dosagem de cafeína em outros produtos

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Quando você sai de casa para tomar um café,
alguns detalhes são importantes.
Um deles é o grão. O ambiente,
a companhia também contam
Ontem falamos sobre as investigações que a Food and Drug Administration (FDA), agência americana que controla alimentos e medicamentos, está fazendo e que podem resultar no maior controle sobre o uso da cafeína em produtos alimentícios e bebidas.

Nem sempre consumimos cafeína apenas quando tomamos nosso cafezinho. Alguns produtos como café, bebidas energéticas e refrigerantes, já sabemos que contêm cafeína, mas essa substância está presente em diversos produtos que consumimos. E o pior, sem sabermos a dosagem. 

Alguns suplementos alimentares - dietéticos e multivitaminas - contêm cafeína, mas geralmente não consta na lista de ingredientes dos seus rótulos. Um estudo americano publicado no início deste ano, analisou 20 suplementos dietéticos e descobriu que seis dos rótulos dos suplementos não listavam a quantidade de cafeína contida no produto. Todos os seis suplementos continham doses de cafeína entre 210 mg e 310 mg. Comparativamente, uma xícara de café contém cerca de 100 mg de cafeína.

Em entrevista ao My Health News Daily, o pesquisador Pieter Cohen, professor assistente de medicina na Harvard Medical School, disse que "as pessoas devem assumir que qualquer suplemento dietético que lista cafeína no seu rótulo, contém uma dose significativa". 

Aperte o play



Café & Conversa






Café & Conversa 


Nenhum comentário: