domingo, 19 de maio de 2013

Conhecendo e melhorando o café de todo dia

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Iniciativa como essa, promovida pela prefeitura de Atibaia, em
parceria com o Senar, deve ser levada adiante por outros municípios
Conhecimento é tudo nessa vida. Especialmente quando falamos de café. Enquanto a profissão de Barista não é regulamentada, aprender o que for possível sobre a bebida predileta do Brasil e do mundo, só vai garantir mais prazer em cada xícara. E nós aqui no blog aprendemos algo novo todos os dias.

Por isso, aplaudimos iniciativas como a da Prefeitura de Atibaia, cidade progressista do interior de São Paulo, que se uniu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para ministrar o curso "Café na Gastronomia"

Além de aprender e criar diversas receitas que levam o café como ingrediente, os participantes também estudaram as práticas de higiene física, alimentar e ambiental . Nas aulas práticas, os alunos aprenderam diversos pratos salgados e doces, como a tradicional mousse de café e novidades como a salada de frango com café e a rosca natalina de café.

Em três dias (15, 16 e 17 de abril), a professora Gisleyne Cristina Monteiro forneceu dicas gastronômicas preciosas ao pessoal de Atibaia. Ela ressaltou que esse tipo de curso é muito importante para quem mora em sítio ou área rural e tem alimentos frescos e naturais no quintal de casa, mas que muitas vezes não sabe como aproveitar tudo e acaba desperdiçando frutas, grãos, condimentos etc.

Esperamos que outras Prefeituras também levem este curso aos seus munícipes e ajudem a elevar, cada vez mais, a qualidade do nosso café.


Nenhum comentário: