terça-feira, 7 de maio de 2013

Da seleção da semente ao café que você toma

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast


Conheça o processo entre a seleção do grão, lá na fazenda
Várzea da Onça, onde o Yaguara é produzido, até o dia
em que você se senta numa cafeteria ou mesmo em casa
e toma um excelente café
Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o responsável pela bebida que todos adoramos: o grão de café. Ou melhor, a semente do café. Sim, nós nos habituamos a chamar aquele caroço de grão, mas na verdade é uma semente. Vamos manter a tradição.

Depois de colhido maduro, despolpado e secado, o grão de café é  classificado como "café verde" e é uma armadura duríssima, que preserva os óleos que dão aroma e sabor à bebida pronta. Esses óleos são muito sensíveis e voláteis, mas como estão protegidos, o "café verde" pode ser guardado por alguns anos. Quanto mais óleos cheirosos e saborosos, melhor é a qualidade do café.

Para liberar esses óleos, o grão é primeiramente torrado. Assim, pode ser guardado por até 20 dias antes de perder suas melhores qualidades. Para fazermos a bebida, é preciso moer os grãos e liberar completamente os óleos. Por isso, sempre é melhor moer na hora de preparar o café. Você sempre terá o melhor que o grão pode lhe dar. 

O pó de café mantém suas melhores qualidades por cerca de  20 minutos. Alguns torrefadores vendem café moído em embalagens fechadas à vácuo. Mesmo assim, o melhor vai embora logo. Compre seu café em grão, invista num moedor caseiro e tome café sempre fresco. Você vai notar a enorme diferença.

Para saber mais sobre esse processo, faça um clique no play



Visite o Café & Conversa nas redes sociais
No Twitter
No Facebook
No Instagram



Nenhum comentário: