sábado, 20 de abril de 2013

Oblivion, ficção científica de HQ

Ricardo Icassatti Hermano

Fui assistir o recém-lançado filme de ficção científica Oblivion. Mas, fui sem muita animação porque o protagonista é interpretado pelo Tom Cruise e não sou muito fã dele. Ele tem umas canastrices muito chatas. Mas, fui pego de surpresa. Se você ouvir alguém falar mal desse filme, tenha certeza que essa pessoa não entende nada de ficção científica.

Cartaz do filme

Oblivion é uma criação original do diretor Joseph Kosinski, que também dirigiu a refilmagem de Tron. Antes de pensar em fazer este filme, Kosinski criou uma história em quadrinhos. Ficou tão bom que virou roteiro para cinema. E o filme é sensacional. Tom Cruise está até bem no papel. Aliás, ele escolhe muito bem os personagens que quer interpretar.

Capa do gibi. No filme, o capacete foi abolido para mostrar
o rostinho do Tom Cruise, claro

A Terra foi destruída por uma guerra nuclear entre humanos e alienígenas. A saída para a sobrevivência da nossa espécie foi colonizar uma das luas de Saturno. Mas, há o problema da água, que é resolvido com umas naves gigantescas que sugam os oceanos e transferem para a colônia na lua de Saturno. 

Jack tem o emprego que pedi a Deus

Cruise faz o mecânico Jack, que cuida da manutenção dessas naves e dos drones que fazem a sua segurança. Os drones super avançados - que o Obama certamente deve ter adorado - também caçam e eliminam umas criaturas que os alienígenas deixaram na Terra para torná-la inabitável.

Os drones têm cara de mau e o Obama adora

Jack tem uma companheira, Victoria, vivida pela belíssima atriz Andrea Riseborough. O casal cuida de tudo numa casa entre as nuvens que mataria de inveja o Oscar Niemeyer. Até queira morar lá. Victoria está empolgada porque faltam apenas duas semanas para que o casal complete dois anos de serviço na Terra e possa se mudar definitivamente para a colônia na lua de Saturno.

Victoria é bonita, mas falta-lhe paixão

Mas, Jack tem segredos que não compartilha com Victoria. Enquanto fazia suas patrulhas e manutenções do maquinário, foi descobrindo pequenas coisas entre as ruínas do que restou da nossa civilização. São plantas, livros, discos, objetos variados e uma casa na beira de um lago, um lugar paradisíaco, onde ele guarda tudo o que encontra. 

Prêmio Família Onogás, casa com nave na garagem

Sua memória registra alguns fatos, mas ele tem sonhos estranhos em que uma linda mulher sempre aparece. Essa mulher se chama Julia e é interpretada pela deslumbrante Olga Kurilenko, que também já foi uma Bond Girl da nova safra. 

Olga Kurilenko é a vesguinha mais linda do cinema

Um dia, algo surpreendente acontece. Uma nave espacial cai na Terra. Jack desobedece todas as ordens para não se aproximar do local e encontra várias cápsulas de hibernação com astronautas dentro. Em uma delas está Julia, a mulher dos seus sonhos. Daí em diante, o filme  revela uma trama espetacular. Por isso, paro por aqui para não estragar o seu prazer de assistir.

Te contei não? Morgan Freeman está no elenco : )

Só achei meio improvável o final, uma utopia hippie que não é auto-sustentável. Também é reconfortante para os amantes apaixonados saber que, mesmo a Terra sendo devastada por uma guerra com alienígenas, o edifício Empire State sempre escapará. No mais, o filme é absurdamente bacana. O Café & Conversa assistiu, gostou, aplaudiu e recomenda com a cotação cinco canecas. Imperdível! Veja o trailer.


Nenhum comentário: