segunda-feira, 29 de abril de 2013

Homem de Ferro 3

Ricardo Icassatti Hermano

Almoço com a filharada mais a nora e Homem de Ferro 3 na tela do cinema. Não acredite na crítica. O filme é sensacional. Só não gostei da saída do Rock'n Roll na trilha sonora e a entrada de música do 007. Deve ter entrado financiamento inglês nesse filme, só pode. Simplesmente não combina trilha sonora orquestrada de filme inglês dos anos 70 com a verve do Homem de Ferro. Fica o meu protesto.

Cartaz do filme

Noves fora, o elenco base continua o mesmo, com as participações mais que especiais de Guy Pierce, como o cientista maluco Aldrich Killian, e Sir Ben Kingsley interpretando o vilão Mandarim. Robert Downey Jr. dá o show de sempre. Como ele diz numa cena: "Eu sou o Homem de Ferro". E é mesmo. Boatos e rumores dão conta que o ator teria afirmado que não interpretará mais o super herói. Mas, está filmando o novo Os Vingadores. A mim parece mais conversa para renovação de contrato. Uns milhões a mais na conta bancária não fazem mal a ninguém.

Se eu fosse o cara, já tinha mudado meu nome para Toni Stark

Outra coisa que me incomodou no filme é que a Disney está claramente metendo o bedelho no roteiro. No terceiro filme do Homem de Ferro surgiu uma criança espertinha que ajuda o herói. A velha fórmula Disney para estragar bons filmes até que virem parque temático na Flórida. Mas, o Homem de Ferro é o cara e até que lidou bem com o moleque, não dando o mole emotivo habitual nessas situações. Gostei de como fizeram a coisa. 

A cada filme, mais tecnologia

Nessa versão, deram um destaque para a Gwyneth Paltrow, a Pepper. Ela finalmente entra na pancadaria e larga o papel de executiva perua impecável. Não chega a virar uma super heroína, mas começa a entender melhor o Tony Stark. Por falar nisso, a Gwyneth foi eleita por uma revista americana a mulher mais bonita do mundo. Será? O que vocês acham disso? Na minha humilde opinião, ela precisa comer muito feijão ainda e parar de usar tanto o Photoshop. 

A Gwyneth já conseguiu um Homem de Ferro pra chamar de seu

O que mais gostei nesse filme - e está acontecendo com todos os filmes de super-heróis - foi terem ressaltado o lado humano do Homem de Ferro, o Toni Stark com suas fraquezas, limites e vulnerabilidades naturais. Os combates que travou no filme Os Vingadores deixaram marcas e traumas que se revelam nos ataques de ansiedade que o playboy bilionário e genial passa a sofrer. Não dá para ser super herói, combater forças além da compreensão e continuar a vida normalmente. 

A armadura não protege de tudo e nem é indestrutível

O elenco é sempre de primeira. As lutas e os efeitos absolutamente fantásticos. O filme é poderoso do início ao fim, com as ressalvas que fiz. Além disso, é premonitório. Não há como não relacionar algumas cenas e falas com o atentado na Maratona de Boston. Na verdade, é até assustador. Por outro lado, foi inteligente a maneira como construíram o terrorista Mandarim, que no gibi é o arqui-inimigo do Homem de Ferro. Um pouco de realidade no meio da fantasia. 

Criador e criatura são inseparáveis

O Café & Conversa assistiu Homem de Ferro 3, gostou, aplaudiu e recomenda. Ciência, tecnologia, pancadaria, mulheres bonitas, surpresas, ironia e muitas explosões. O filme é diversão garantida para toda a família. Veja o trailer.


Um comentário:

Anônimo disse...

Acho uma pretensão muito burra dizer que qualquer pessoa é a mais qualquer coisa do mundo. Retiro o "burra". Afinal, funciona, não é? Tanta gente fina repercutindo a nata da merda...