quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aquecimento, medo e café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

O aquecimento global é uma realidade? Alguns cientistas garantem que sim e apontam como prova o que está acontecendo com a produção de mel, chocolate e café. Segundo a bióloga americana Reese Halter, desde 2008 o preço do mel nos Estados Unidos já aumentou 50% por causa da queda na produção. Ela garante que foi provocada pelo tal aquecimento global. Ela também aponta a queda de 70% na produção de mel da Espanha no ano passado. Não mencionou a crise econômica que está devastando o país.

Na África Ocidental, disse a bióloga, desde o ano 2000 o preço do cacau dobrou. Mas, ela não especula sobre um aumento do consumo de chocolate. Quanto ao café, a doutora disse que o tipo Arábica está "altamente suscetível" às mudanças climáticas e olha para a Índia, onde a produção diminuiu 30% de 2002 a 2011. Ela também usa como prova o aumento nos preços praticados por grandes redes de cafeterias, como a Starbucks.



Para dar uma base mais científica às suas afirmações, a Dra. Reese Halter disse que pesquisadores do Royal Botanic Kew Gardens "previram" que 99,7% das áreas plantadas com café do tipo Arábica se tornarão imprestáveis para esse uso "se as temperaturas continuarem aumentando nas próximas décadas".

Não somos cientistas climatologistas, mas nos parece que há muita especulação e pouca ciência nisso tudo. Senão, como explicar as safras recordes do Brasil, país que aliás a bióloga ignora apesar de ser o maior produtor mundial de café e um dos grandes de cacau. Os preços dessas commodities variam por diversos motivos e quebras de safras não são novidade alguma, pois existem desde sempre. Esses cenários catastróficos hipotéticos apenas botam medo nas pessoas e não provam coisa alguma. Queremos mais ciência e menos blá-blá-blá. E muito café, claro.

Nenhum comentário: