quinta-feira, 21 de março de 2013

Peito de peru no café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Semana passada, postamos aqui uma receita tradicional dos antigos caubóis americanos. Mas, as moças reclamaram que o prato era muito pesado, com gordura de bacon, toucinho etc., e nos pediram uma receita mais leve. Afinal de contas, as mulheres travam uma luta eterna contra a balança para ficarem mais bonitas. Sabemos que não é por nossa causa, mas estamos que nem o Cazuza: mentiras sinceras nos interessam. 

Como somos homens sensíveis e não queremos uma saia justa com as moças, corremos para procurar uma receita que não colocasse em perigo as cinturinhas de pilão das nossas leitoras. 

Assim, nesta sexta-feira, trouxemos o Peito de Peru No Café. Fácil de fazer, com mistura de sabores exóticos e bem light. Vamos anotar os ingredientes? Papel e caneta na mão e lá vamos nós:


Peito de Peru no Café

Ingredientes

- 3/4 de xícara de café 
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1/8 colher (chá) de canela em pó
- 700 g de peito de peru desossado e sem pele
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1/4 colher (chá) de pimenta do reino

Preparo

Numa tigela média, misture o café, o vinagre balsâmico, o alho, o açúcar, o azeite, o molho inglês e a canela em pó. Transfira a mistura para um saco plástico grande, do tipo Zip Loc, e coloque os peitos de peru dentro. Feche bem e coloque na geladeira para marinar por pelo menos 2 horas, ou uma noite inteira. Vire o saco plástico de vez em quando.

Preaqueça o forno a 220º. Unte uma assadeira com grade.

Retire os peitos de peru da marinada. Guarde a mistura líquida. Tempere os peitos de peru com sal e pimenta do reino. Coloque os peitos de peru sobre a grade da assadeira e leve ao forno para assar. Pincele o líquido da marinada nos peitos de peru a cada 10 minutos. Faça isso 3 vezes (30 minutos). Retire do forno. 

Aqueça a grelha. Com a grelha a 1o cm do fogo, grelhe os peitos de peru apenas por 1 a 2 minutos. Deixe descansar por 5 minutos antes de fatiar e servir.

Sabor exótico e leve na balança

Nenhum comentário: