quarta-feira, 6 de março de 2013

O mito do cappuccino

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Agradecemos a gentileza dos frades capuchinhos
pela foto deste post. Mas a pergunta que não
quer calar: o que os capuchinhos tem
a ver com o cappuccino?
- Aperte o play e escute
O leitor Francois Renè viu numa rede social alguém dizendo que uma das mais famosas bebidas feitas com café e leite, o cappuccino, tinha esse nome por causa dos frades capuchinhos. Renè nos pergunta agora que história é essa e se a bebida foi inventada pelos integrantes da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, criada por volta de 1520.

Olha, Renè, até onde sabemos, os frades capuchinhos não inventaram o cappuccino, que em italiano é o diminutivo de cappuccio (capuz ou algo que cubra a cabeça). Até porque a máquina de espresso, que é responsável pela aeração do leite com vapor, só foi inventada e patenteada em 1884 pelo italiano de Turim, Angelo Moriondo. Além disso, o voto de pobreza desses frades impediria o luxo de ter uma máquina dessas. 

Os frades capuchinhos só entram nessa história por causa de um detalhe que poucos notam: a cor marrom dos seus hábitos. Quando o leite aerado se mistura com o café espresso, assume uma cor parecida com a das roupas dos frades, que foi escolhida para se diferenciar dos outros ramos da primeira ordem de São Francisco de Assis, como os Beneditinos, os Franciscanos e os Augustinianos. 



Esse tipo de frade é conhecido pelo apelido de "capuchinho", que no século XVII também designava a cor marrom avermelhada. Assim, numa época em que a religião católica ainda exercia influência sobre os costumes, a bebida acabou assumindo o nome. Assim mesmo, o nome da bebida cappuccino só passou a ter essa grafia no século XX.

Nenhum comentário: