quarta-feira, 20 de março de 2013

Café, a proteção nossa de todo dia

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast


Beber con moderación,
pero con el corazón

é o lema do pessoal do
sommelier de café
Ao longo de 13 anos, pesquisadores do Centro Nacional de Saúde Cerebral e Cardiovascular do Japão, acompanharam e analisaram os hábitos alimentares de mais de 82 mil pessoas entre 45 e 74 anos de idade. O resultado do estudo, devidamente ajustado aos diversos fatores envolvidos, revelou que o consumo regular de café e chá verde pode ajudar a reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Os pesquisadores concluíram que o risco de derrame cerebral é 14% menor para quem bebe diariamente entre duas e quatro xícaras de chá verde ou uma de café, em comparação com quem não consome nenhuma das bebidas. Também concluíram que beber uma xícara de café ou duas de chá verde por dia pode diminuir em 32% o risco de hemorragia cerebral, causa principal de 13% dos casos de AVC. 

Apesar do estudo ter sido sido feito com milhares de pessoas, os pesquisadores não conseguiram explicar os mecanismos biológicos pelos quais o chá verde atua no organismo, mas acreditam que as substancias antioxidantes - catequinas - presentes na bebida podem fornecer uma proteção aos vasos sanguíneos.

No café, diversos componentes da bebida são benéficos à saúde,  como  o ácido clorogênico e a cafeína. Segundo os pesquisadores, essas substâncias podem reduzir o risco de AVC e diabetes do tipo 2. Outro estudo já citado aqui no blog, revelou que quanto mais café que você bebe, menor a probabilidade de morrer de uma série de fatores, incluindo doenças cardíacas, doenças respiratórias, diabetes e infecções. Para saber mais sobre a pesquisa do Centro Nacional de Saúde Cerebral e Cardiovascular do Japão, escute o podcast.




Nenhum comentário: