terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como um sonho vira um bom negócio

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Cafeteria é ambiente de leitura, de
meditação e espaço para troca de
ideias; logo é bom levar em conta
a trilha sonora
Muitos leitores nos procuram em busca de dicas para montar uma cafeteria de sucesso. O momento é muito favorável para o setor cafeeiro. O aumento da produção, das exportações e da demanda tornou o setor de cafeterias muito rentável. Pesquisa feita em Portugal sobre revelou que nos próximos 10 anos o consumo de café vai duplicar. Isso tem atiçado o espírito empreendedor dos brasileiros que sonham com o seu próprio negócio. 

Adiantamos que não somos especialistas em administração. Nossas observações - que não são conselhos - se baseiam apenas na nossa experiência como consumidores de café há mais de uma década. Temos conhecimento técnico de barista e classificador, mas não exercemos as profissões. 



Primeiro, aprenda o que puder sobre administração de empresas e estabeleça um plano de negócio. É uma cafeteria, mas também é um negócio que vai dar lucro ou prejuízo, dependendo de como você o administra. 

Segundo, escolha um bom local, que nem sempre fica naquele lugar paradisíaco imaginado. É preciso haver movimentação de gente. 

Terceiro, o nome da cafeteria deve ser fácil de decorar e remeter imediatamente ao café. Se possível, o cliente deve até sentir o aroma quando pensar no nome.

Quarto, lembre-se que o cliente só volta se for bem atendido e se o café for realmente bom. Invista em treinamento dos funcionários e num excelente café. 

Quinto, conforto é tudo. Portanto, as amenidades nunca são demais. Cadeiras e poltronas macias, WI-FI, ar condicionado, jornais e revistas, música apropriada, iluminação adequada, fazem o seu cliente se sentir benvindo, se sentir em casa. 

Nenhum comentário: