quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Café, o melhor amigo do fígado

Ricardo Icassatti Hermano 

Cafeína, um remédio e tanto
no combate à cirrose
Você sabia que o café é uma grande aliado do seu fígado? Pois foi o que descobriram pesquisadores do instituto italiano Mario Negri. Segundo o estudo, a cafeína inibe a ação das enzimas GGT e ALT, indicadores da cirrose. Para obter o efeito benéfico é preciso apenas uma xícara de café por dia. 

A pesquisa estudou 100 pessoas durante dois meses e foi possível constatar que quem consumia quatro ou mais xícaras de café diariamente, tiveram cinco vezes menos risco de cirrose do que aqueles que não tomavam café. 

O estudo também revelou que o risco de morte por cirrose foi reduzido em 30% nos pacientes que bebiam café regularmente. A mesma redução de risco foi verificada o hepatocarcinoma, o mais comum dos cânceres de fígado.

Os cientistas estão aprofundando a pesquisa, pois acreditam que poderão descobrir quais são as moléculas protetoras do fígado que estão no café. Eles suspeitam que sejam antioxidantes e alertam que a cafeína deve sempre ser consumida de forma moderada para evitar problemas como taquicardia e insônia.

Um comentário:

Anderson disse...

Faço um convite a vcs que são amantes de bons cafés a acessar meu site www.cafeeorigem.com.br nele vc podera ficar socio e receber os melhores cafés do Brasil e pontuados .....
abraço
Anderson Surita