segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Café em cápsulas. Você sabe o que está bebendo?

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Hora de fazer uma parada para o cafezinho.
Antes, recomendamos ouvir o podcast já que
nem todo café é igual. Peça um diferente.
O café em cápsulas está tomando conta dos restaurantes. Um ou outro estabelecimento com "café" no nome, também já estão usando as tais maquininhas. Mas, esses estabelecimentos não são cafeterias verdadeiras, que felizmente ainda permanecem território sagrado dos apreciadores dos bons cafés. O que realmente importa é saber o que está bebendo quando compra essas cápsulas.

Recentemente vimos o escândalo na Europa com pratos semiprontos que continham carne de cavalo. Somos alertados a todo instante sobre como os produtos alimentícios industrializados tem excesso de gordura, sal, conservantes, corantes, aromatizantes, edulcorantes, açúcar, adoçante e mais um monte de química para fazê-los durar e deixá-los com aparência saudável, aromas e sabores gostosos. 


Nas cápsulas de café não é diferente. Depois de torrado e moído, como saber se aquilo tem mesmo café dentro? Basta uma embalagem com fotos bonitas, adicionar o aroma correto, o sabor "exótico" e pronto. Estima-se que dos 20 milhões de sacas de café consumidos no Brasil, 400 mil venham de palhas, paus, folhas, cascas, sementes de açaí, soja e milheto. Não é diferente nos supermercados do resto do mundo. 

As cafeterias de verdade utilizam apenas o café em grão, que sempre está à vista do cliente. E isso faz toda a diferença em relação às cápsulas. Aconselhamos uma leitura atenta das informações na embalagem, especialmente na parte dos produtos químicos adicionados ao "café". Não se deixe impressionar pelos truques da propaganda. Assim mesmo, se ainda quiser beber um café de cápsula, o risco é todo seu. 

Nenhum comentário: