sábado, 9 de fevereiro de 2013

Caça aos Gângsteres e um colírio chamado Emma Stone

Ricardo Icassatti Hermano

Após ver o trailer de Caça aos Gângsteres (The Gangster Squad), fiquei bem empolgado para assistir o filme completo. Não, esse não é um filme  sobre o Mensalão e também não tem nada a ver com o coreano que canta Gangnam Style ... É aquele filme que o estúdio cortou uma cena por causa do doente mental que matou várias pessoas num cinema americano durante a exibição do mais recente filme do Batman. Na tal cena cortada, os gângsteres também matam um monte de gente dentro de um cinema. Uma bobagem, mas assim é o moralismo da indústria do entretenimento. 

Cartaz do filme

O filme não é lá essas coisas mesmo. Tem um roteiro mal escrito e uma direção que eu classifico, no mínimo, como "frouxa". Mesmo com o visível esforço de alguns atores, a coisa não encaixa, não flui, não completa. Além disso, boa parte das cenas de "externa" foram feitas em estúdio. Daí, tudo fica com aquela cara pasteurizada de Disney World. Os personagens ficaram caricatas e toda a coisa parece com o filme do Dick Tracy ...

Estúdio demais dá nisso ...

Infelizmente, porque o elenco é de primeira. O que significa que a produção tinha muita grana. Estão lá o mais recente galã das telas americanas, Ryan Gosling; o filho do Charles Bronson, Josh Brolin; a bela de gigantescos olhos azuis, Emma Stone; o impressionantemente velho e acabado, Nick Nolte; e o sempre espetacular, Sean Penn, aliás alvo de uma simpática campanha na internet para vir ao Brasil a convite de um ator especial que é seu fã ardoroso: #VEMSEANPENNVEM.

Nick Nolte mal consegue falar. Não passa de 2013 ...

O filme é baseado em fatos reais ocorridos em Los Angeles após o final da Segunda Guerra Mundial. O crime organizado americano, nascido e criado  dentro dos sindicatos, estava expandido seu território e migrando da Costa Leste para a Costa Oeste, particularmente a Califórnia. As autoridades locais resolveram combater os gângsteres nos mesmos termos utilizados por eles. Ou seja, ignorando a lei e partindo para a guerra de guerrilha com esquadrões secretos da Polícia. Mas, nós sabemos que as coisas não assim tão simples.

Mulher danada de bonita

Na verdade, o que aconteceu foi uma guerra entre o crime organizado local e o crime organizado forasteiro que pretendia invadir o território alheio. E crime organizado que se preze sempre está infiltrado nos governos, nos tribunais e nas polícias. Caso contrário, não merece ser chamado de "organizado". 

Se tivessem filmado mais a Emma Stone, o filme ficaria melhor

Esse caso de Los Angeles já rendeu muitos bons livros e filmes. E é só. Porque não livrou a cidade do crime. Apenas manteve os criminosos locais e lhes deu tranquilidade para progredir no tráfico de drogas, na prostituição, no cinema pornô etc. O crime organizado forasteiro viu um deserto dando sopa logo ali ao lado, em Nevada, e criou Las Vegas.

E ela ainda tem a voz totalmente sexy

O que vale a pena mesmo neste filme é a Emma Stone, que está simplesmente estonteante. Ela interpreta a amante do chefão criminoso, vivido por Sean Penn com um nariz falso. Uma espécie de Rosemary, só que não é brega e baranga. Também gosto muito de filmes dessa época ou que retratam essa época, que vai dos anos 40 ao início dos 60. A impressão que tenho é que todo mundo se vestia de forma elegante. E, nisso, o filme acertou em cheio. Mas, infelizmente, é só. Faltou roteiro e direção. 

Nova campanha: #LARGAELASEANPENNLARGA

Se você quer apenas se distrair nesse feriado momesco, escapar do calor, da chuva, da "música" insuportável e encher os olhos com o colírio chamado Emma Stone, o filme Caça aos Gângsteres é uma boa opção. Veja o trailer:


Nenhum comentário: