sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Suspiro Espresso

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Chegou a sexta-feira e também a nossa receita para o final de semana. Apesar da comilança nas festas natalinas e no reveillon, vocês devem ter malhado bastante para apresentar um corpinho definido nesse Verão. Por isso, não tenham medo da guloseima que trouxemos hoje: Suspiro Espresso! Basta não exagerar ... Para ninguém ficar com medo da balança, a nossa receita é para apenas 12 suspiros.

Vocês conhecem o suspiro básico, que é bem simples de fazer mas tem seus truques. Basta misturar claras de ovo, uma pitada de sal e açúcar. Com o nosso suspiro não é diferente, apenas com o acréscimo de café instantâneo. Faça bom proveito e não esqueça de passar um cafezinho na hora de comer os suspiros. Anote aí a receita.



Suspiro Espresso

Ingredientes
- 3 claras de ovo em temperatura ambiente
- 1/2 colher chá de sal
- 1 1/2 colher chá de café instantâneo
- 3/4 xícara de açúcar

Preparo
Tire os ovos da geladeira 30 minutos antes de utilizar as claras. 

Ajuste duas grelhas do forno nas alturas MÉDIA e BAIXA. Preaqueça a 140º C. Cubra o fundo de duas formas com papel manteiga. 

Numa tigela grande, bata com uma batedeira elétrica em velocidade MÉDIA, as claras dos ovos até ficarem espumosas, cerca de um minuto. Adicione o sal e bata por mais um minuto. Adicione o café instantâneo e, aos poucos, o açúcar e bata até que esteja completamente incorporado. Aumente a velocidade para ALTA e bata até atingir o ponto de neve, cerca de quatro minutos.

Com uma colher de sopa, vá colocando as porções de suspiro nas formas. Coloque as formas no forno - uma embaixo e outra em cima - para assar. Após uma hora, troque as formas de posição. Asse por mais uma hora ou até que os suspiros estejam crocantes por fora e macios por dentro. 

Retire do forno e deixe esfriar por uma hora. Esses suspiros podem ser guardados em vasilha fechada por até cinco dias. 

Nenhum comentário: