quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pudim de pão, chocolate e café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

A receita, desta sexta-feira pode ficar na geladeira,
deixe um pedacinho para o fim de semana!
A semana está chegando ao fim e o Café & Conversa traz para vocês mais uma receita bacana para degustar nos próximos dois dias de merecido descanso. Esse prato doce pode ser a sobremesa do almoço de domingo e, se vocês forem espertos, vão guardar um pedação para comer antes de encarar a segunda-feira. 

Escute e podcast




Anote aí os ingredientes:


Pudim de Pão, Chocolate e Café

Ingredientes

- 175 g de chocolate meio amargo (70% cacau) picado
- 750 ml (ou 3 xícaras) de creme de leite, dividido em duas porções
- 175 ml (ou 3/4 xícara) de açúcar cristal
- 125 ml (ou 1/2 xícara) de café bem forte ou espresso
- 125 (ou 1/2 xícara) de manteiga cortada em cubos
- 12 fatias de pão dormido, brioche ou pão de forma
- 4 ovos

Preparo

Unte uma forma pirex (vidro que possa ir ao forno) e reserve.

Numa panela média, junte o chocolate, 2 xícaras de creme de leite, açúcar, café e manteiga. Misture e derreta em fogo MÉDIO-BAIXO, mexendo ocasionalmente, até que a mistura esteja homogênea. Retire do fogo e deixe esfriar.

Enquanto isso, corte fora as cascas das fatias de pão e forme pequenos quadrados. Corte esses quadrados na diagonal, formando quatro triângulos. Reserve.

Em uma tigela grande, bata os ovos. Gradualmente (um fio), adicione os ovos batidos à mistura de chocolate e vá misturando bem. 

Coloque uma camada da mistura, mais ou menos 1 centímetro, no fundo da forma untada. Sobre essa camada, disponha uma camada com metade dos triângulos de pão. Coloque outra camada de chocolate, mais uma de pão e finalize com uma camada de chocolate. Com um garfo, pressione os triângulos de pão durante todo o processo. Deixe descansar por 10 minutos, depois cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 24 horas e no máximo 48 horas. 

Aqueça o forno a 180º C. Remova o filme plástico da forma e asse por 40-45 minutos ou até que a superfície esteja firme e o interior macio como um pudim. Retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 10 minutos. Sirva o pudim morno com o creme de leite gelado restante.


Já curtiu nossa fan page? É só clicar 

Nenhum comentário: