quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Café em sachê, já experimentou um?

Romoaldo de Souza

O jornalista Corbam Costa notou que no Sul da Bahia, em áreas de grande concentração turística, boa parte das cafeterias tem optado por vender café em sachê. Ele nos pergunta se é uma tendência que não tinha percebido antes.

O mais provável é que seja a comodidade e a acomodação dos donos de cafeterias. Comodidade porque é mais prático para os empresários comprar pacotes de sachê de café e não se preocupar em ter um moinho nem uma máquina que ajude a produzir um café, como costumamos dizer, bem tirado. Bem passado.

Mesmo o café passado na french press, como este aqui na redação do Café & Conversatem mais consistência que os cafés em sachê. A não ser numa situação excepcional, eu caio fora.

Por outro lado, alguns empresários acomodados não querem correr qualquer tipo de risco e optam por vender café em sachê. Eles quase sempre levam em consideração a manutenção das máquinas de café espresso, que tem alto custo, os apetrechos para que essas máquinas funcionem, o moinho que precisa estar acoplado ali ao lado e o grande problema que é a mão de obra.


Nenhum comentário: