quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Café contra a demência

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Essa dica veio dos nossos leitores. Pesquisa feita com tomografia sobre os efeitos do cafeína no cérebro humano, revelou que o consumo moderado de café - 3 a 5 xícaras por dia - pode diminuir o risco de desenvolver demência na terceira idade. Além do café, é bom ressaltar que a cafeína está presente em vários outros produtos, como chás, chocolate, remédios, bebidas energéticas e refrigerantes. 

A cafeína é uma droga psicoativa e é a mais consumida no mundo. Só de café, são mais de 400 milhões de xícaras por ano apenas nos Estados Unidos. Outras pesquisas já haviam detectado que a cafeína protege contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e o mal de Parkinson.


A pesquisa estudou os efeitos da cafeína nos cérebros de 15 homens voluntários entre 24 e 66 anos de idade. Eles tiveram que evitar o consumo de cafeína por 36 horas, antes de um exame PET para determinar o estado cerebral inicial. Em seguida, os pesquisadores injetaram cafeína em doses crescentes diretamente nos voluntários, acompanhando o efeito em seus cérebros simultaneamente. 

A equipe descobriu que o consumo rotineiro de cafeína pode ocupar até 50% dos receptores de adenosina A1 do cérebro, evitando que eles recebam os neurotransmissores promotores do sono que queriam absorver. Esse processo pode ajudar a compreender como os consumidores de café possuem menos risco de desenvolverem demência. 

Nenhum comentário: