quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Café ajuda pacientes com doença arterial coronariana

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Vá a uma boa cafeteria, se delicie com um café de qualidade,
enquanto lê essa matéria e escuta e podcast
Nós sempre trazemos para vocês as pesquisas científicas feitas sobre o café. São pesquisas americanas, inglesas, francesas e outros países do chamado mundo desenvolvido. Elas são importantes, mas nós gostaríamos de ver mais pesquisas made in Brazil. Assim, vocês podem imaginar nossa alegria em apresentar uma pesquisa totalmente brasileira sobre os efeitos do café em doença arterial coronariana. 

Essa pesquisa foi coordenada pela nutricionista Juliana Gimenez Casagrande, da Universidade de São Paulo (USP), como parte do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Nutrição Humana Aplicada (Pronut). Foram acompanhados e examinados 115 portadores de doença arterial coronariana, que eram pacientes do ambulatório de cardiologia do Instituto do Coração (Incor) Osasco e da Unidade Clínica de Coronariopatia Crônica do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clinicas (HC).




Após um ano e meio, a Dra. Juliana descobriu que o consumo de café não interfere na gravidade da doença. Ao contrário, a pesquisa revelou que o aumento de uma xícara (50 ml) no consumo diário pode diminuir em cerca de 3,15% a probabilidade de agravamento da doença.


Já curtiu nossa fan page? É só clicar 

Nenhum comentário: