terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A importância de um bom moedor de café

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Por que moemos os grãos de café? Os aromas e sabores do café são provenientes dos óleos extremamente sutis que se encontram dentro dos grãos. Quando os grãos são moídos em pequeninos pedaços, fica mais fácil retirar esses óleos com a água quente. Daí a importância de ter um bom moedor.

Não adianta você investir num grão de café especial se você não consegue moer os grãos na medida certa para a sua cafeteira predileta. Suponhamos que você tenha uma French Press. Grãos moídos muito finos vão passar pelo filtro de aço e se misturar ao café coado. Grãos moídos muito grossos, vão entupir a sua Moka e até mesmo podem provocar um indesejável acidente.


À esquerda, um moedor manual.
Mas, o mercado dispõe de moedores elétricos também

Existem várias marcas e modelos de moedor no mercado, desde aqueles que utilizam uma lâmina parecida com a de um liquidificador, até aqueles que tem controle de granulagem, medida de quantidade e moinho conico de cerâmica. Obviamente, os preços aumentam na mesma medida dos recursos oferecidos. 

Nos moedores de lâmina, a coisa vai mais ou menos no "olhômetro". É preciso saber de antemão qual é a granulagem correta para a sua cafeteira e, na tentativa de erro e acerto, descobrir quanto tempo de moagem é necessário para atingi-la. Não é difícil, mas nunca uma moagem será exatamente igual à outra. 




Já os moedores mais sofisticados permitem diversas regulagens e a moagem é feita através de esmagamento e não de corte como numa lâmina. Quer que o seu café seja um motivo de prazer? Coloque um  bom moedor de café na sua lista de eletrodomésticos.

Nenhum comentário: