segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Licor de Café brazuca

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Essa pegou a gente de surpresa. Apesar de ser o maior produtor de café e de cachaça do mundo, o Brasil é importador de licor de café. É mole? Ainda bem que alguém resolveu tomar uma providência para resolver esse absurdo. 

A empresa Vale Verde, que produz a cerveja Kaiser e a água de coco Kero Coco, foi buscar em Minas Gerais o café especial da Fazenda Braúnas e a finíssima cachaça destilada em alambique para fazer o Licor de Café 1727. O número é uma homenagem ao ano em que o café chegou ao Brasil.




O café passa por um processo em ambiente sem oxigênio, que resulta num extrato concentrado de aroma e sabor. No processo de extração são injetados gás carbônico e nitrogênio. Com isso, a gordura vegetal é separada, ficando apenas o sabor e o aroma. 

É a primeira vez no mundo que essa técnica é utilizada na produção de licor de café. Para cada litro de cachaça são utilizados 10 gramas desse extrato. Segundo o fabricante, esse tipo de extração mantém a sensação de "cafezinho passado na hora". 

A Vale Verde prevê que estará produzindo 10 mil litros de licor am 2013. O Licor de Café 1727 já pode ser comprado em Minas Gerais por R$ 88 o litro e estará disponível em todo o Brasil até o final do ano. 

Nenhum comentário: