sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Biscoitos Espresso e Calda de Chocolate

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Chegou o final de semana e a hora de preparar uma guloseima para aqueles momentos em que você certamente estará apreciando um bom café e conversando ou simplesmente apreciando a paisagem, pensando na vida. Sempre que possível, toda sexta-feira vamos tentar trazer uma receita especial para vocês.

Hoje, temos a receita dos Biscoitos Espresso e Calda de Chocolate. Uma delícia feita para aquele lanche no final da tarde. Anote aí os ingredientes



Biscoitos Espresso

Ingredientes
- 6 colheres (sopa) de manteiga
- 2/3 xícara de açúcar mascavo
- 1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha
- 2 1/2 colheres (chá) de café instantâneo tipo espresso
- 2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo

Preparo
Preaqueça o forno a 180°. 
Em uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar, a baunilha, o sal, o café e o fermento até que fique bem homogêneo. Continue batendo e acrescente um ovo por vez, raspando as laterais da tigela. 
Em velocidade baixa, adicione a farinha de trigo. A massa vai ficar grudenta. Você pode dividir a massa ao meio para fazer biscoito menores ou usá-la inteira no formato de um rolo grande.
Molhe as mãos e, numa travessa untada, faça um rolo com a massa, mais ou menos 30 cm de comprimento por 5 cm de largura. Leve ao forno e asse por 25 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Corte em fatias. 
Reduza a temperatura do forno para 160°. Coloque os biscoito fatiados no forno e asse por mais 25 minutos ou até que fiquem crocantes. Retire e deixe esfriar.


Calda de Chocolate

Ingredientes
- 200g de chocolate meio amargo picado
- 4 colheres (chá) de café instantâneo

Preparo
Derreta o chocolate em banho-maria. Adicione o café instantâneo e mexa bem. Mergulhe na calda os biscoito até a metade. Deixe secar antes de servir. 

Nenhum comentário: