segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bah Tchê! Café no Churrasco!

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

Cada região do Brasil tem suas peculiaridades culturais, linguísticas, geográficas e especialmente gastronômicas. Produtos nativos se misturaram aos importados, receitas europeias e africanas foram adaptadas à nossa realidade tropical. O resultado é uma culinária rica em sabores e aromas. Mas, mesmo com todo o regionalismo, um produto é unanimidade em todo o país: o café. 

Você já viu aqui mesmo receitas de todos os tipos tendo o café como ingrediente. E realmente ele faz toda a diferença. Mas, temos certeza que você ainda não tinha visto o café servindo como tempero de churrasco. Pois é, encontramos uma receita, digamos, exótica para temperar uma bela Maminha. Você deve estar pensando que isso é uma invenção dos gaúchos. Que nada, a receita veio lá da Bahia, publicada no jornal Tribuna da Imprensa pela colunista de gastronomia Elíbia Portela. Experimente no seu próximo churrasco e nos conte como foi. Anote aí os ingredientes:


Maminha temperada com Café

Ingredientes
- 1 peça de Maminha com uma pequena camada de gordura
- 1/2 copo americano de café
- 1/2 copo americano de vinho tinto seco
- 1 colher (chá) de glutamato monossódico, tipo Aji No Moto
- 1 xícara (chá) de sal groso
- 50g de manteiga
- 1 colher (chá) de tomilho bem picado

Preparo
Misture bem o café, o vinho e o glutamato. Coloque a mistura numa seringa para culinária e injete na Maminha. Deixe marinando por um dia na geladeira. Misture a manteiga com o tomilho e guarde na geladeira.

No dia do churrasco, retire a Maminha da geladeira e coloque em um recipiente fechado. Deixe em temperatura ambiente por uma hora. Retire do recipiente e esfregue o sal grosso em toda a carne. Enrole-a em quatro voltas de papel celofane especial para churrasco e leve à parte alta da churrasqueira (cerca de 50 cm) e deixe assando por aproximadamente duas horas. 

Desembrulhe a carne com cuidado para não se queimar com o vapor. Besunte a carne com a manteiga temperada com tomilho. Retorne para a churrasqueira na parte baixa (cerca de 20 cm) e grelhe por 3 minutos de cada lado. Corte em fatias e sirva imediatamente. 

Nenhum comentário: