domingo, 14 de outubro de 2012

Busca Implacável 2

Ricardo Icassatti Hermano

Fazer a continuação de um filme de sucesso sempre é uma tarefa complicada e, em muitos casos, acaba em um retumbante fracasso. Geralmente, os filmes são feitos sem a intenção de uma sequência e ao se tornar inesperadamente um blockbuster, pega de surpresa seus produtores e fatalmente obriga a se transformar no primeiro de uma série que não havia sido planejada.

Cartaz do filme

Mas, no meio disso há sequências que foram tão boas quanto o filme que lhes deu origem. Sempre é mais fácil quando a intenção era mesmo fazer uma sequência, porque aí o primeiro filme termina abrindo a porta para o segundo que, por sua vez, abrirá a porta para um terceiro e assim por diante. Como a fantástica trilogia Senhor dos Anéis.

Repetição da famosa cena, dessa vez avisando a filha
que ele e a mãe dela estão sendo sequestrados

Vejam o caso da série Jason Bourne. A trilogia foi baseada em livros do escritor americano Robert Ludlum (1927-2001), que já haviam servido de base para o filme The Bourne Identity, de 1998, estrelado por Richard Chamberlain. Deram uma repaginada e colocaram no papel principal o ator Matt Damon. Foi um grande sucesso. Mas, aí a tentação de continuar ganhando dinheiro foi maior que o bom senso e resolveram continuar por conta própria com The Bourne Legacy, que é uma bosta. 

O paletó de couro do primeiro filme também voltou.
Para dar sorte, eu acho ...

Bom, mas essa introdução foi para dizer que a continuação de Busca Implacável, agora com o número 2 no final, não fez feio, apesar de não ter sido pensado para ter sequência. O diretor Luc Besson nos traz novamente e como roteirista, o velho ex-agente da CIA Bryan Mills (Liam Neeson), tão feroz e eficiente quanto no primeiro filme. Dessa vez, perseguido pelo pai de um dos bandidos que haviam sequestrado sua filha para transformá-la em prostituta drogada na Europa. Aquele que ele havia matado com dois pregos enfiados nas pernas e ligados na tomada ...

A filha tem uma atuação, eu diria, mais explosiva

Mas, para tornar mais interessante a trama, a ex-esposa e a filha estão junto com ele e a filha está bem mais esperta e atuante. A mãe sofre um bocado ainda. O cenário da matança agora é Istambul, capital da Turquia, que anda se estranhando com a Síria. Ainda bem que deu tempo de terminar as filmagens por lá antes das escaramuças. A intenção do chefão da máfia albanesa é  se vingar matando os três, sem pressa e da forma mais dolorosa possível. Ele só não sabia com quem estava lidando. Tinha apenas uma vaga ideia e, francamente, a ira nunca é boa conselheira.

Só para esclarecer, quando o pescoço estala é porque quebrou

O filme tem tudo de bom: pancadaria, perseguição de carros pelas ruas de Istambul, tiroteios, explosões, sangue e muitas mortes do lado dos bandidos. Também tem uma mala e um micro celular que se tornaram meus objetos de desejo e sonhos de consumo : ) É bom ver em ação alguém que sabe o que está fazendo. Acredite, este filme é diversão domingueira garantida para toda a família, do bebê ao vovô. Veja o trailer:


Nenhum comentário: