segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Hillary Clinton e o café do Timor Leste

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução do podcast

Enquanto o ex-presidente norte-americano Bill Clinton fazia seu discurso em defesa da reeleição de Barack Obama na convenção do Partido Democrata, a sua esposa e secretária de Estado Hillary Clinton, tomava um delicioso café do outro lado do mundo. Em visita ao Timor Leste, Hillary visitou a Cooperativa de Café do Timor, em Dili, e classificou como "delicioso" o café cultivado nas montanhas daquele país. A maior parte da produção é vendida para a rede internacional de cafeterias Starbucks.

A secretária americana elogiou o café do Timor Leste, 
"um dos mais gostosos", aqui, na foto do site Macau Hoje
Hillary disse que aquela foi a primeira convenção do Partido Democrata que perdeu desde a sua entrada na política, pois a natureza não partidária do seu cargo e da política externa norte-americana impedem a participação em convenções. "Eu penso que é uma boa regra. É uma regra que eu certamente aceito", afirmou a lúcida secretária de Estado.



Imaginem se no Brasil a mesma regra fosse adotada e os ocupantes de cargos públicos não pudessem fazer campanha para os candidatos dos seus respectivos partidos. Será que essa regra pegaria? Por enquanto, vamos convivendo com práticas bem menos republicanas. Mas, o nosso café certamente è apartidário e não faz campanha para ninguém. Seria muito bom que políticos, candidatos e autoridades fizessem campanha para o nosso café.

Nenhum comentário: