terça-feira, 11 de setembro de 2012

Café, torra clara ou escura

Ricardo Icassatti Hermano - Texto
Romoaldo de Souza - Locução do podcast

O jornalista Carlos Cabal esteve recentemente nos Estados Unidos e voltou de lá intrigado com o novo padrão de torra dos cafés. Cabal disse que o padrão por lá, agora, é a torra clara. Chegando aqui, notou logo a diferença ao tomar um café ainda no aeroporto. O café era bem mais escuro e achou que estava um pouco amargo.

Carlos Cabal quer saber se essa diferença de torra realmente ajuda ou não a melhorar sabor do café. O café comum, vendido no Brasil, é o resto do que não foi exportado. Geralmente, também é um café armazenado há alguns anos e tem qualidade muito baixa. Assim, a torra escura é feita para esconder os defeitos desse café e até misturas, mas o torna mais amargo e obriga o uso do açúcar.



Um café especial necessita de tratamento diferente porque tem uma quantidade enorme de aromas e sabores sutis que se perdem numa torra escura. Assim, os americanos estão certíssimos em utilizar uma torra clara e preservar não só aroma e sabor, mas também os nutrientes e antioxidantes que fazem tão bem à nossa saúde ao ajudar na prevenção de doenças como diabetes e ajudar na queima de gordura.

Nenhum comentário: