terça-feira, 4 de setembro de 2012

Café, hipster e gentileza

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução

Você sabe o que significa o termo hipster? Mas, certamente conhece um. Talvez até seja amigo dele. Hipster é aquela pessoa que sempre está tentando se manter na vanguarda da moda e abandona logo qualquer coisa que se torne popular. Antigamente, eram chamadas de moderninhas, inovadoras ou coisa parecida.

Pois não é que uma cafeteria americana, a Four Barrel Coffee, em São Francisco, resolveu iniciar uma guerra proibindo os hipsters de postarem fotos do estabelecimento e seus produtos no Instagram, aquela rede social de compartilhamento de fotos que foi comprada por US$ 1 bilhão pelo Facebook.

A cafeteria queria impedir que uma lista de regras de "boa convivência", enumeradas em um cartaz, fosse divulgada no Instagram. A lista até termina com o alerta: "Não poste no Instagram, seu hipster". Claro que a tentativa deu com os burros n'água e o tal cartaz está rodando o mundo. O curioso é que a primeira foto postada no Instagram foi tirada justamente naquela cafeteria.



No lugar desse mal humor todo, nós do Café & Conversa preferimos a iniciativa das cafeterias europeias que oferecem descontos no espresso se o cliente utilizar de boa educação e das mágicas palavras "por favor" e "bom dia".

Nenhum comentário: