quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bolo gelado de café e creme com avelã

Ricardo Icassatti Hermano – texto
Romoaldo de Souza – locução do podcast

O Inverno uma hora parece Verão em outra parece Primavera. Frio que é bom, nada.  Então fomos buscar em nossos arquivos uma receita refrescante, boa, fácil, gostosa, rápida e com café. É o bolo gelado de café e creme com avelãs.

Anote aí:

A foto do site, Portal de Paulínia, é de deixar a boca alagada

Ingredientes

Creme
- 1 3/4 xícara de creme de leite
- 1 colher sopa de café em pó instantâneo
- 1 colher sopa de açúcar

Bolo
- 44 biscoitos wafer de chocolate
- 1/4 xícara de avelãs tostadas e finamente picadas
- 1/4 xícara de biscoitos wafer de chocolate esmigalhados


Preparo

Unte uma forma de pão com manteiga e cubra todo o interior com filme plástico, deixando sobra para fora da forma suficiente para tampar.

Numa tigela, misture o creme de leite, o café instantâneo e o açúcar até que fique bem homogêneo e o creme faça picos firmes. Coloque 2/3 desse creme na forma de pão e bata no balcão para retirar todas as bolhas de ar.

Pegue os biscoitos wafer e enfie em pé um por um no creme, como se fossem peças de dominó, até completar quatro fileiras. Cubra com o restante do creme e equalize com uma espátula. Bata a forma novamente no balcão para retirar bolhas de ar.

Cubra a forma com a sobra de filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 24 horas. De preferência, dois dias.
Para servir, abra o filme plástico e gentilmente vá soltando as laterais da forma para que o bolo saia inteiro. Coloque a forma emborcada sobre um prato, levante a forma e retire o bolo e o plástico. Misture as avelãs e os biscoitos esmigalhados e espalhe por cima do bolo. Corte as fatias com uma faca aquecida em água quente.


Nenhum comentário: