quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que é um café exótico?

Ricardo Icassatti Hermano - texto
Romoaldo de Souza - locução

Nessa semana apareceu mais um grão de café apressadamente classificado como "exótico", porque um animal chupa os frutos maduros e doces e cospe os grãos. A descoberta foi feita por um cafeicultor do Espírito Santo, Rogério Lemke, administrador da Fazenda Camocim, localizada no município de Pedra Azul.

Segundo relato do próprio Rogério, um pequeno marsupial - que não é um "roedor silvestre", como afirmou um certo jornal - chamado Cuíca, natural da Mata Atlântica, se alimenta da casca, da polpa e do mel do café, deixando os grãos bem embaixo da árvore. Para minimizar prejuízos, o cafeicultor passou a recolher os grãos e fez testes durante um ano.

Parece que Rogério gostou do resultado, pois pretende lançar o "Café da Cuíca" em novembro. O preço? R$ 900 o quilo!!! Olhando assim de longe - não experimentamos o tal café -, dá para dizer que algo não está encaixando direito. Certamente, o Rogério ouviu falar do caríssimo café Kopi Luwak, que é recolhido das fezes de um pequeno mamífero da Indonésia, o Civeta. Lá no Espírito Santo também tem o pássaro Jacu, que come os frutos e evacua os grãos de café.

Por que esses cafés são considerados exóticos e custam mais caro? Porque os animais escolhem apenas os frutos maduros. Ele engolem esses frutos, que passam por todo o processo digestivo e cujas enzimas tratam de retirar algumas características indesejáveis do café, que fica mais suave. No caso da Cuíca, isso não acontece porque o bichinho cospe o grão. Esse é outro ponto preocupante. O grão nunca deve tocar a terra porque oxida, fermenta e não serve mais para o consumo. A Cuíca cospe os grãos no chão.

O cafeicultor garante que as folhas secas servem de colchão para os grãos e não deixam que toquem a terra. Hummmmmmm … Como ter certeza disso? Outro ponto importante é a qualidade do próprio grão. Se o café não for bom, nem sendo chupado e digerido pelo Conde Drácula em pessoa, o café será bom. E R$ 900 o quilo, convenhamos, é um delírio. Com esse preço, a cigana previu que o Café da Cuíca vai encalhar nas prateleiras ...



Você já curtiu a fan page do Café & Conversa? Faça um clique aqui 

Nenhum comentário: