quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Do cafezal ao cafezinho, passando por Machupicchu

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza


O agronegócio deixou de ser apenas a plantação extensiva de soja para exportação e enormes áreas de floresta derrubadas para plantação de pasto e criação de milhares de cabeças de gado. Graças a agricultores inovadores, hoje, boa parte do turismo passa pelas propriedades rurais. Seja como hotel fazenda ou simplesmente passeios guiados, turistas conhecem as belezas de uma lavoura e aprendem como se planta e se colhe o alimento que a maioria conhece apenas em sua forma final na prateleira dos supermercados.

Assim foi que os cafeicultores do Paraná criaram a Rota do Café. Agora, Itu, no interior paulista, também se junta ao agroturismo do café. Trata-se de um passeio a cavalo chamado "Do Cafezal ao Cafezinho", realizado periodicamente na fazenda Santo Antonio da Bela Vista. Turistas e moradores da região de Itu ficam conhecendo toda as etapas do cultivo do café até o resultado final que é o cafezinho na xícara.

O passeio termina com um delicioso almoço e o resto da tarde livre para saborear a natureza e as delícias do campo. Belo programa, hein?



Nossa leitora, Maria José (Zezé), resolveu fazer uma viagem pelo Peru, e não é que passando em Machupicchu, lembrou-se de nós? Assim é. Os leitores ficam perguntando como fazer para conseguir uma caneca do Café & Conversa. Essa é uma das respostas. Carimbe o passaporte e coloque a caneca na mala. 

Nenhum comentário: