segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mungunzá (ou canjica) com café

Romoaldo de Souza 

Sabe mungunzá, que muita gente fora do Nordeste chama de canjica? Pois agora, na festa de São Pedro, passando por uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, descobri uma receita surpreendente, que leva milho branco para mungunzá, açúcar, leite de coco e café forte.

Como boa parte das comidas de milho, o mungunzá tem origem nas tradições africanas e o nome no dialeto quimbundo mu'kunza ou mungunzá que significa milho cozido.

No Norte de Minas Gerais, o mungunzá com café é usado para comemorar os batizados celebrados à beira da fogueira de São João e São Pedro. Os padrinhos pegam uma pequena porção de mungunzá com café e oferecem ao afilhado como prova de lealdade, proteção e compromisso. 

Na tradição africana, o mungunzá também era usado para pedir proteção ao roçado. Dizem os mais antigos, que feito com fervor, o pedido sempre era atendido.


 

Ingredientes
- 200g de milho branco, 
- 8 xícaras de água, 
- 3 xícaras de açúcar, 
- 1/2 litro de leite de coco e 
- 1 xícara grande de café forte.

Agradecendo ao blog "Tavola Calda", mostramos uma foto do mungunzá - ou canjica - dependendo da região em que você esteja lendo esse post.
A nossa receita não leva canela, mas se você achar por bem, sinta-se à vontade


Preparo
Coloque para cozinhar o milho branco numa panela de pressão por 40 minutos. Quando o milho estiver bem macio leve ao fogo brando colocando o açúcar, o leite de coco e, finalmente, o café. Deixe no fogo por 20 minutos até engrossar o caldo.

Um comentário:

Juliana Medeiros disse...

Hummmm delícia! Adorei a dica :)