quarta-feira, 11 de julho de 2012

Muffins, os bolinhos que acompanham seu café

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Às vezes, a gente chega numa cafeteira, pede um espresso e logo servem a água com gás. Quase sempre também servem um bolinho de massa sem qualquer explicação.

Quando os colonos ingleses chegaram à América do Norte, eles levaram um bolinho, também chamado de muffin, feito de farinha de trigo, chocolate, ovos leite e baunilha.

No princípio, o muffim, era um bolinho com jeito de panqueca, mas com o passar do tempo a receita foi sendo modificada e o formato que antes, parecia uma tapioca enrolada, acabou chegando ao pequeno bolo que hoje é item obrigatório nas cafeterias do mundo todo.

O muffin é um dos melhores acompanhamentos para uma caneca de café. Outro ingrediente inseparável do café é o chocolate. Então pensamos: como seria um muffin que juntasse café e chocolate? E não é que existe uma receita para esse sonho? A receita foi desenvolvida pela cozinheira e escritora americana Yvonne Ruperti e publicada em seu blog http://shophousecook.com



Anote aí a receita que dá para fazer 12 muffins.

Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ½ xícara de chocolate em pó
- 2 colheres chá de fermento em pó
- ½ colher chá de bicarbonato de sódio
- ½ colher chá de sal
- ¾ xícara de açúcar cristal
- 2 ovos grandes
- 1/3 xícara de óleo vegetal
- 1 xícara mais 2 colheres sopa de leite
- 1 colher chá de extrato puro de baunilha
- 1 colher sopa de café solúvel
- 1 ½ xícara de chocolate chips

Preparo
Coloque a grade do forno na posição do meio e preaqueça em 190°. Unte a forma dos muffins com óleo, manteiga ou spray culinário próprio. Peneire juntos em uma tigela a farinha de trigo, o fermento, o sal, o bicarbonato e o chocolate em pó. Reserve.

Em outra tigela grande, bata o açúcar com os ovos por uns 30 segundos ou até que a mistura fique mais clara. Adicione óleo, leite, extrato de baunilha e o café solúvel e misture bem. Acrescente a mistura de farinha e misture bem. Adicione uma xícara de chocolate chips e misture suavemente.

Divida a massa nas cavidades da forma e distribua o restante do chocolate chips por cima. Leve ao forno por 17 a 19 minutos. Retire e deixe esfriar na própria forma por 15 minutos antes de remover.

Nenhum comentário: