quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Mané-Pelado" com café

Romoaldo de Souza

O nome de Mané Pelado, dado a um bolo de mandioca, tem várias historinhas, cada uma mais criativa que a outra quando o quesito é a origem. Já quando falamos de receita, você vai perceber que é fácil, fácil de ser feita.

Quem comeu, garante: "O Mané Pelado é gostoso"

Uma dessas histórias conta que um agricultor português, chegando ao Brasil nas caravelas de Pedro Álvares Cabral e já nos primeiros contatos com os índios, gostou do costume de andar nu e de preparar iguarias com a mandioca.

Foi aí, que andando nu e fazendo bolo de mandioca, o português deu nome a essa receita de um dos bolos mais apreciados no Nordeste. 


 



Mané Pelado, nada mais é que um prato de mandioca ralada, a mesma quantidade de açúcar, seis ovos, dois copos de leite, duas colheres de margarina, uma colher de fermento, um prato de queijo ralado e uma pitadinha de sal. 

Primeiro, você vai bater os ovos, colocar açúcar, leite, margarina, sal e a mandioca ralada com o fermento e o queijo. Asse em forno quente e depois de assado, polvilhe açúcar refinado com canela em pó e borrife uma xícara de café. Deixe o Mané Pelado esfriar.

- 1 prato de mandioca ralada (bem cheio) e sem espremer
- 1 prato raso de açúcar
- 6 ovos
- 2 copos de leite
- 2 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de pó royal
- 1 prato (bem cheio) de queijo ralado
- 1 pitada de sal

Nenhum comentário: