segunda-feira, 16 de julho de 2012

Café na cafeteira italiana, a conhecida Moka

Romoaldo de Souza

Dona Vilma conta que ganhou de presente de uma vizinha que visitou uma dessas feiras de utensílios de cozinha, uma cafeteira italiana. Bonita, tem uma válvula na lateral que apita feito uma pequena panela de pressão. Mas, nossa leitora não tem a menor ideia de como fazer para a cafeteira não explodir, a água não ferver e o café ser bem passado.


Saindo para despachar mais 10 canecas do Café & Conversa. Quer ganhar uma dessas.
Escute o podcast abaixo, dê RT nos nossos posts no twitter ou custa nossa fã page no Facebook


Então, vamos por partes e a primeira preocupação, Dona Vilma, é com o café. O grão tem de ser moído especialmente para cafeteiras italianas. Passe numa cafeteira, compre café em grão e peça para que seja moído para a cafeteira italiana Moka.


A tradicional Moka é uma das mais populares cafeteiras caseiras. Essa que tem um válvula na lateral, apita quando a água começa a entrar em ebulição. Desligue o fogo antes que a água ferva

O segundo ponto é que a senhora vai desatarrachar a parte inferior da cafeteira e ali vai colocar a água, que não pode ser da torneira. Por que não? Porque o cloro interfere no sabor do seu café. Prefira a água mineral ou filtrada. Na parte de baixo, vai a água; na parte de cima, coloque o pó do café.

 

Acenda o fogo e fique cuidando. No primeiro chiado daquela válvula que tem na lateral, desligue o fogo. A água não vai ferver, seu café vai ficar quente, mas sem queimar os lábios nem o pó.

13 comentários:

Juliana Medeiros disse...

Ok, essa eu já conheço e uso sempre. Só não sei ainda o ponto certo para desligar o fogo prq qndo desligo nesse momento em que a válvula "apita", o café "não sobe" para a parte de cima (ou seja, tenho que esperar ferver mesmo).. será que minha panelinha já está querendo se aposentar? =/

Romoaldo de Souza disse...

Juliana, fique atenta que a cafeteira italiana pode perder a pressão caso a borracha fique gasta. Da mesma forma, a válvula precisa ser trocada constantemente. Pelo menos a cada seis meses.

Voltando à borracha se você usa da cafeteira - diariamente - recomenda-se trocar a borracha trimestralmente!

Juliana Medeiros disse...

Opa! Vou ver isso já! Obrigada :)

Juliana Medeiros disse...

Oi! Então, troquei a borrachinha e.. acho que não acertei muito porque agora a água só sobe até a metade da parte de cima =/

Vc poderia fazer um update no seu post dando dicas de conservação da cafeteira? Ou seja, como lavar, se é preciso desmontá-la totalmente, se pode usar bombril.. Sei de gente que acha que não se deve nem lavar com sabão a bichinha para não interferir no sabor do café(!!).

Café & Conversa, só vcs podem me ajudar!! =)

Café & Conversa disse...

Querida Juliana,

Jamais deixamos nossas(os) leitoras(es) na mão. Vamos resolver o seu problema, custe o que custar.

Em um post anterior, explicamos todo o funcionamento da Moka. Acredito que você poderá encontrar a solução aqui:

http://cafeconversa1.blogspot.com.br/2009/11/moka-e-uma-cafeteira-de-uso-domestico.html

Se ainda assim, não resolver, convidamos você a levar sua Moka em uma das nossas reuniões de pauta para examinarmos a cafeteira e fazermos um teste. Os espressos são por nossa conta : )

Abraço da Redação do Café & Conversa

Juliana Medeiros disse...

Que maravilha de convite! Aceito com certeza, será uma honra! :)

E vejo que essa será mesmo a salvação da minha italiana porque ela é velha que só, mas dizem que panela velha, sabe como é.. não quero me desfazer dela. O problema é que mesmo lendo as dicas do link da reposta de vcs acima, ainda não deu certo. Acho que vou atrás da tal válvula também, pode ser que seja isso.

Enfim, avisem qndo será a próxima reunião de pauta, que irei com o maior prazer, levando comigo a minha Moka :)

Café & Conversa disse...

Querida Juliana,

Nossas reuniões de pauta são realizadas às sextas-feiras em alguma cafeteria, quando há tempo. Hoje mesmo nos reuniremos na Ernesto Cafés Especiais (SCLS 115) a partir das 11h. Nós também anunciamos com antecedência onde será a reunião de pauta através do nosso perfil no twitter: @CafeConversa.

Abraço e aguardamos a sua visita : )

Juliana Medeiros disse...

Então me avisem onde será o encontro na próxima sexta que estarei lá.

Eu já sigo ôceis tudo, mas é difícil acompanhar todas as notícias do mundo (aff!..) hehehe

Bjs!

Ana Paula disse...

Foto massa!

Anônimo disse...

Prezados,
troquei a borracha da minha moka e agora o café não sobe. Molha todo o pó e a água não sobe mais. O que aconteceu? Vocês poderiam, por favor, me dar alguma dica? Obrigada. Jane Sofia (Brasília - Asa Sul).

Café & Conversa disse...

Cara Sofia,

Você nos deu pouca informação a respeito do seu problema. Nesses casos, é melhor refazer passo a passo todo o processo. Talvez a borracha não tenha sido colocada corretamente. Mas, como você disse que o café não está subindo, pode ser que esteja muito compactado ou moído em espessura inadequada para a Moka. Em todo caso, seria bom darmos uma olhada ao vivo.

Abraço

Café & Conversa

Anônimo disse...

Olá!
Ganhei ums cafeteira moka da marca propris etna. Comprei o café Bravo
Mas sinceramente não sei mais o que fazer. Tem dia que da certo outto dia nao da.
Se deixo em fogo brando a agua nao sobe. Se fica em fogir regular sobe mas espirra tudo, tenho quw fechar a cafeteira e só aproveito metade da agua. Será defeito de fabricação? Grata Sarah

Café & Conversa disse...

Olá Sarah,

Pela sua descrição do processo, o problema deve estar na temperatura que a água alcança. A primeira providência seria realizar um teste bem fácil. Com um termômetro próprio para culinária, você mediria em uma chaleira a temperatura que a água atinge em cada gradação de fogo. Assim, você mediria em fogo baixo, depois em fogo médio e finalizaria em fogo alto. Veja quanto tempo leva para atingir a temperatura máxima. Se houver muita discrepância, talvez seja o caso de fazer uma regularem na chama do seu fogão. Também verifique se a válvula de pressão da Moka está funcionando adequadamente. Para isso, é preciso levar a um técnico que possa fazer o testo com toda a segurança necessária. Esperamos tê-la ajudado.

Abraço

Café & Conversa